quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Mercado de ônibus elétrico no Brasil pode ser o maior do mundo, após a China

 

                                             Foto: Henrique Santos / Ônibus Brasil

Montadora chinesa enxerga potencial para o País ter até 10 mil ônibus elétricos nos próximos anos

Por Victor Rodrigues 


A montadora chinesa BuildYourDreams (BYD) tem chamado a atenção do setor automotivo com a venda de seus carros elétricos. No Brasil, a empresa está de olho em aumentar a sua frota de ônibus elétricos como primeira parte do plano de expansão, que também contempla caminhões e carros de passeio.


A empresa está desde 2013 no País, onde já investiu US$ 150 milhões. Sendo assim, a maior parte do dinheiro foi para a sua planta de Campinas (SP), com capacidade para produzir 2 mil chassis de ônibus por ano. A entrega mais recente, foi de 12 ônibus articulados para São José dos Campos (SP).


“A entrega desses ônibus é um marco por ser um veículo 100% produzido no Brasil”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e responsável pela unidade de ônibus da BYD Brasil “Vemos o mercado de ônibus no Brasil com potencial de ser o maior do mundo fora da China.”



Governo e Prefeituras

Antes de mais nada, a BYD forneceu 60 ônibus elétricos para governos e prefeituras em todo o País. Parece pouco, mas o Brasil só tem 350 ônibus movidos a eletricidade, sendo a maioria deles trólebus – que são alimentados por meio de uma rede de fios instalada no trajeto percorrido pelo veículo.


Por outro lado, no ônibus elétrico da BYD, o “abastecimento” é feito diretamente em postos de recarga. Segundo o executivo, os veículos possuem autonomia de 250 quilômetros e são carregados completamente de 3 a 4 horas “Isso atende a 90% das frotas urbanas das cidades brasileiras”, diz ele.


A BYD enxerga potencial para o País ter até 10 mil ônibus elétricos nos próximos anos. Como a ideia é também utilizar a fábrica do Brasil para exportar para países da América Latina, uma expansão da planta está nos planos. “Temos bastante apetite para investimentos. A tomada de decisão dos chineses costuma ser muito rápida”, diz.


Entretanto, atualmente a líder do setor é a brasileira Eletra, que possui quase 300 ônibus elétricos circulando no Brasil, segundo a consultoria E-Bus Radar.


Mercado Externo 

Em conclusão, no primeiro semestre deste ano, a montadora chinesa BuildYourDreams (BYD) vendeu quase 155 mil veículos em todo o mundo, um aumento de 154% em relação ao mesmo período de 2020. O valor de mercado da companhia já ultrapassa os US$ 100 bilhões, acima de montadoras consagradas como a General Motors.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: