quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Cientistas ensinam vacas a “usarem o banheiro”

 


Ao longo de algumas semanas, a equipe de pesquisa treinou com sucesso 11 dos 16 bezerros do experimento
Por:  -Leonardo Gottems


Em uma fazenda onde as vacas se alimentam livremente enquanto pastam, o acúmulo e a dispersão de resíduos frequentemente poluem o solo e os cursos d'água locais, de acordo com a Cel Press. Isso pode ser controlado, no entanto, confinando as vacas em estábulos, mas nesses espaços apertados sua urina e fezes se combinam para criar amônia, um gás de efeito estufa indireto. 



Em um artigo publicado em 13 de setembro na revista  Current Biology  , os pesquisadores mostram que as vacas podem aprender a ir ao banheiro, permitindo que os resíduos sejam coletados e tratados, limpando assim o celeiro, reduzindo a poluição do ar e criando fazendas maiores. "É geralmente assumido que o gado não é capaz de controlar a defecação ou a micção", diz o co-autor Jan Langbein, psicólogo animal do Instituto de Pesquisa para Biologia Animal de Fazenda (FBN) na Alemanha, mas ele e sua equipe questionaram essa ideia. “O gado, como muitos outros animais ou animais de fazenda, é bastante inteligente e pode aprender muito. Por que eles não deveriam aprender a usar o banheiro?”, indagou. 


Para treinar bezerros com penico, um processo que eles chamaram de treinamento MooLoo, a equipe de pesquisa com cientistas da FBN, FLI (Alemanha) e da Universidade de Auckland (Nova Zelândia) trabalhou ao contrário. Eles começaram recompensando os bezerros quando urinaram na latrina e, em seguida, permitiram que eles se aproximassem das latrinas quando precisassem urinar. “É preciso tentar incluir os animais no processo e treiná-los para seguir o que precisam aprender”, diz Langbein. "Presumimos que seria possível treinar os animais, mas não sabíamos até que ponto." 


Ao longo de algumas semanas, a equipe de pesquisa treinou com sucesso 11 dos 16 bezerros do experimento. Surpreendentemente, os bezerros mostraram um nível de desempenho comparável ao das crianças e superior ao das crianças muito pequenas. 

Nenhum comentário: