segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Câmara aprova processante e afasta vereador preso por violência doméstica

 

Por Adriano Moretto


A Câmara de Dourados aprovou durante sessão desta segunda-feira (13/9) a abertura de comissão processante contra o vereador Diogo Castilho (DEM), preso no dia 4 de setembro acusado de violência doméstica.


A investigação foi autorizada por 17 votos. Ele também teve aprovado o pedido de afastamento.


A denúncia por quebra de decoro contra o parlamentar foi protocolada na Casa no dia 8 de setembro pelo advogado Daniel Ribas da Cunha.


Depois de lida e aprovada, definiu-se os integrantes da processante.


Lia Nogueira (PP) será a presidente, enquanto Creusimar Barbosa (DEM) o relator e Daniel Junior (Patriota) membro. O grupo terá 90 dias para a realização dos trabalhos.


Enquanto Castilho estiver afastado, o suplente Edson Souza (DEM) será convocado.


Diogo solicitou a participação remotamente da sessão e não esteve presente na Casa nesta tarde. Ele será o segundo vereador da atual legislatura alvo de investigação pelos colegas. Lia Nogueira (PP) enfrenta processante aprovada no dia 9 de agosto após uma suposta ameaça contra sua ex-chefe de gabinete.


O parlamentar também já teve arquivada denúncia de quebra de decoro após ser acusado de ‘furar’ toque de recolher, uma das medidas impostas através de decreto pela administração municipal na tentativa de conter o avanço da pandemia do coronavírus, em julho deste ano.



O caso


Diogo Castilho foi preso no dia 4 de setembro em Dourados acusado de violência doméstica contra a noiva, de 27 anos. O fato ocorreu na casa do vereador, no Parque Alvorada.


Após o flagrante, o parlamentar teve a preventiva decretada pela juíza Rosângela Alves de Lima Fávero e posteriormente acabou encaminhado à PED (Penitenciária Estadual de Dourados), onde ficou até a sexta-feira (10/9), quando o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concedeu a ele liberdade provisória. 

Nenhum comentário: