domingo, 12 de setembro de 2021

A Audi apresenta no IAA 2021 o conceito Grandsphere, com direção autônoma de Nivel 4

 

                                             Foto: Divulgação


A direção automatizada de Nível 4 possibilita novas dimensões de liberdade

Daniel Dias/AutoMotrix

O astro norte-americano Will Smith dirige e é conduzido por um carro futurista feito pela Audi especialmente para o sucesso “Eu, Robô”, de 2004. 


O filme inspirado no livro homônimo de Isaac Asimov mostra quase com exatidão o fabuloso Grandsphere Concept, que a marca alemã mostra agora no IAA 2021, salão automotivo realizado em Munique. Dotado de direção autômata de Nível 4, o modelo inclusive recolhe o volante, assim como no filme, quando está “andando sozinho”. 


O Nível 4, o mais próximo dos carros do amanhã, programa o veículo para a condição de direção autônoma em ambientes pré-programados e “devolve o volante” para o motorista toda a vez que se deparar com uma situação perigosa para a automação completa, também como no “Eu, Robô”. 



No IAA, a Audi foi mais longe, chamando o Grandsphere de “Jato Particular para a Estrada”, como um vôo de primeira classe em um sedã de 5,35 metros de comprimento combinando luxo com conforto e uma oferta abrangente de experiência a bordo. 


A direção automatizada de Nível 4 possibilita novas dimensões de liberdade. Nesse modo, o interior se transforma em uma ampla esfera de experiência sem volante, pedais ou monitores. 


Os bancos dianteiros se tornam um “lounge” com espaço generoso, vistas mais livres e acesso a todas as funções de um ecossistema digital holístico ao qual a cabine está integrada.


A plataforma tecnológica do Grandsphere Audi – conhecida como Premium Platform Electric, ou PPE – foi concebida exclusivamente para sistemas de acionamento elétrico movidos a bateria. 


O elemento-chave da PPE é um módulo de bateria entre os eixos que armazena cerca de 120 kWh de energia no conceito da “grande esfera”, daí, o nome do carro. 


As grandes rodas de 23 polegadas se conectam com o ícone da década de 90, o Audi Avus, com seis raios duplos de construção leve e estável. 



O Grandsphere não renuncia ao sistema de tração “Quattro”, marca registrada da Audi. 


Isso ocorre porque o carro-conceito tem motores elétricos montados nos dois eixos para fornecer tração integral sob demanda e ter equilíbrio entre a dinâmica de direção e a eficiência energética. 


Os dois motores são capazes de fornecer uma potência total de 530 kW, ou 720 cavalos, e um brutal torque de 96,5 kgfm.




Segundo de três carros-conceito “esfera” da marca dos quatro anéis, o Grandsphere traz tecnologias e recursos de design que aparecerão novamente dentro de alguns anos nas futuras séries da Audi. 


O modelo coloca a fabricante alemã como protagonista de tendências na indústria automotiva para transformação tecnológica e ofertas de mobilidade completamente novas. 


Os recursos digitais podem ser usados ​​para acessar uma variedade de opções de serviços relacionadas à viagem atual - como projetar uma rota panorâmica e acesso a restaurantes ou hotéis. 


O veículo cuida ainda de tarefas cotidianas. O conceito autônomo Audi Grandsphere pode coletar informações sobre o destino escolhido e procurar o estacionamento e fazer o pagamento de forma independente. 


Opções de entretenimento personalizadas também estão disponíveis, como a integração de “streaming onboard” de provedores de música e vídeo.


As portas do Grandsphere têm abertura invertida, sem a coluna “B”. As posições do motorista e do passageiro são detectadas automaticamente e uma série de recursos de conforto pessoal - como as configurações de controle de temperatura e os bancos - é ajustada individualmente. 


Ao mesmo tempo, o sistema de infoentretenimento acessa os serviços usados ​​mais recentemente pelos passageiros e os reinicia automaticamente, como um vídeo que alguém estava transmitindo em seu tablete, reproduzido-o na superfície da tela da cabine da “grande esfera”. 


No lado do motorista, a superfície de projeção capta automaticamente a exibição das notícias que o condutor estava eventualmente lendo antes de entrar no carro.

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