quinta-feira, 6 de maio de 2021

Um a cada cinco sul-mato-grossenses está vacinado contra Covid-19

 


O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, diz que algumas cidades do interior do Estado enfrentam dificuldades no processo de imunização por conta do vasto território rural, dificuldades de acesso e comunidades indígenas, que algumas vezes negam a vacina.


Mato Grosso do Sul supera o percentual de pessoas que receberam pelo menos uma dose no Brasil. 


De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades federativas do país, 15,77% da população brasileira está vacinada e 8,05% imunizada.


A Capital supera o percentual de vacinados no Estado. São 24,5% campo-grandenses vacinados, o que equivale a 221.924 pessoas, até a manhã desta quinta-feira (6).


Atualmente, três vacinas são aplicadas no Brasil. São elas: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. 


A AstraZeneca possui eficácia de 79%, de acordo com a Universidade de Oxford; a CoronaVac possui segurança de 50,39%, segundo o Instituto Butantan, e a Pfizer de 95%, de acordo com estudo publicado pela revista The Lancet.


Contágio e internações em queda 

Com vacinação de idosos em massa, praticamente não se registra mais internações por Covid-19 em idosos acima de 80 anos em Mato Grosso do Sul, de acordo com Resende.


Imunizada há cerca de dois meses, população com 80 anos ou mais está imune à Covid-19, com as duas doses. 


Indicada por especialistas, a taxa de contágio está em 0,96 no Estado, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta quarta-feira (5). 


Segundo Resende, para haver sucesso no enfrentamento à pandemia, é preciso que a taxa de contágio esteja em menos de 1%. 


Resende celebra o declínio do contágio, que algumas semanas atrás bateu recorde de 1,13. 


O número de internações e fila de espera por uma vaga em hospital também diminuiu. O quantitativo de pessoas internadas ficou acima de mil por aproximadamente 40 dias. 


A vacinação em massa e adoção de medidas restitivas pelo Estado e Município contribuem para queda de casos e internações por Covid-19 em Mato Grosso Grosso do Sul.

Nenhum comentário: