sábado, 15 de maio de 2021

Toque de recolher: em 15 dias, 23,6 mil pessoas foram flagradas nas ruas

 




Apenas nas duas primeiras semanas de maio, 57 festas foram encerradas pelas autoridades de segurança pública na Capital


Do dia 1ª à 15 de maio, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) flagrou 23,6 mil pessoas nas ruas de Campo Grande durante o toque de recolher. 


As pessoas abordadas neste período foram orientadas pelas equipes a retornarem para suas casas.


Em balanço feito pela GCM, nas duas primeiras semanas de maio, nove estabelecimentos comerciais foram interditados e 80 comércios foram notificados.


A Guarda também encerrou 57 festas em salões ou espaços de locações, flagrou 177 casas com aglomerações de pessoas ou festas; prendeu 80 pessoas e encaminhou 82 indivíduos para a delegacia.


Além disso, registrou 18,4 mil ligações recebidas no número “153”. Desse total, 5,2 mil eram denúncias a respeito do descumprimento do decreto em combate à Covid-19.


Campo Grande está na bandeira laranja do Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR), o que indica grau médio de risco para Covid-19. Portanto, o toque de recolher na Capital é das 22h às 5h, de 12 a 26 de maio.



Operação 

Na operação, uma força-tarefa que une a GCM, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), faz a ronda durante o toque de recolher.


Órgão de Defesa do Consumidor (Procon), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR) e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) também entram na lista.


 


Apenas na noite de ontem (14), a GCM abordou 379 indivíduos vagando nas ruas durante o toque de recolher.


A GCM, Agetran, Semadur, Vigilância Sanitária, Sesau e Procon Municipal fiscalizaram 87 estabelecimentos.


Além disso, a GCM, Agetran e Detran-MS também realizaram testes de bafômetro em pontos de blitz espalhados pela cidade, com objetivo de reduzir acidentes de trânsito.


Os pontos que tiveram blitz foram a rua Marquês de Pombal, avenida Bom Pastor com a rua Giocondo Orsi, avenida Dr. Olavo Vilela de Andrade e avenida Catiguá com a av. Guaicurus.


Durante a fiscalização, 374 veículos foram parados, sendo 288 carros ou caminhões e 86 motocicletas. Não houve casos de motoristas embriagados.


Denúncias podem ser feitas pelo número 153 (Guarda Municipal) ou 3314-9955 (Ouvidoria do SUS), com sigilo total da fonte.


 

Medidas restritivas

Como forma de conter a pandemia e frear o contágio do vírus da Covid-19, o governo do estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) adotaram medidas restritivas, como: 


Toque de recolher das 22h às 5h

Uso correto e obrigatório de máscara em locais públicos

Distanciamento social de 1,5 de uma pessoa à outra

Limitação de 50% da capacidade do local em festas, reuniões e eventos em salões, centros esportivos, clubes e estabelecimentos comerciais

Disponibilização de álcool gel

Suspensão das cirurgias eletivas

Nenhum comentário: