quinta-feira, 20 de maio de 2021

SC quer incentivar plantio de lúpulo e cevada

 



Produtores recebem as mudas para iniciar o cultivo e conseguem entrar no mercado
Por:  -Eliza Maliszewski

Produtores catarinenses estão usando cultivos como o lúpulo e a cevada, matérias-primas da cerveja, para diversificar a produção, agregar valor e ter mais renda na propriedade. Um dos polos de produção é o município de Lages.


Uma iniciativa apoiada pela Cervejaria AmBev e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) busca expandir essa produção. No lúpulo os produtores recebem as mudas para iniciar o cultivo e conseguem entrar no mercado para comercialização. Pesquisas incentivam os agricultores a aderirem ao projeto que pode mudar a realidade da região serrana.



Essas mudas vem de um viveiro da cervejaria com capacidade de produção de 60 mil mudas por ano. O projeto da Fazenda de Lúpulo Santa Catarina conta ainda com uma lavoura experimental de 1 hectare destinada a testes de manejo. A empresa planeja uma unidade de beneficiamento da planta e uma planta piloto para o processamento de lúpulo, onde as plantas fornecidas pelos produtores serão beneficiadas e transformadas em pellets prontos para uso.


O consultor de projetos especiais da Ambev, Felipe Sommer, explica que a produção ainda é tímida no Estado, concentrada em pequenos agricultores da região Serrana, mas há um grande potencial para produção tanto de lúpulo quanto de cevada, que poderiam ser utilizadas nas cervejarias nacionais. Por isso, o interesse em incentivar o plantio. “Nós não queremos produzir lúpulo, nós queremos incentivar os produtores da região e os agricultores familiares. É um projeto institucional que pode levar ao desenvolvimento de uma nova cultura no Brasil”, destaca.


A cervejaria pretende incentivar também o cultivo de cevada. Hoje, a empresa fornece a semente e possui contratos de venda garantida para o produtor, porém a área plantada ainda é menor do que o necessário para abastecer a fábrica. A intenção é criar um campo experimental para a produção do cereal, da mesma forma que foi feita com o lúpulo.


Segundo Sommer, a Ambev absorveria a produção equivalente a 20 mil hectares de cevada plantados em Santa Catarina. Atualmente, a área cultivada no estado é de 492 hectares, concentrados na região de Campos Novos e Joaçaba.


Além de abastecer a indústria, a cevada pode ser utilizada também para alimentação animal. A produção adquirida, quando não aproveitada na fabricação de cerveja, é revendida para fábricas de ração.


A Secretaria de Estado da Agricultura está investindo R$ 5 milhões no Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno Destinados à Produção de Grãos, os produtores receberão uma subvenção de R$ 250 por hectare efetivamente plantado com cereais de inverno, em um limite de 10 hectares por agricultor. A intenção é ampliar em 20 mil hectares a área cultivada em todo o estado na safra 2020/2021.

Nenhum comentário: