Demora no atendimento e ausência de distribuição de senhas são as irregularidades encontradas pelas equipes do Procon
Naiara Camargo
A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) multou 11 instituições de crédito em mais de R$ 500 mil apenas neste ano em Mato Grosso do Sul.
Entre as instituições financeiras multadas estão o Banco Bradesco, BMG, Pan, Itaú, CBSS, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Safra, Agiplan e CBSS.
As infrações cometidas pelos bancos são tempo de espera superior a 25 minutos, ausência de fila preferencial e inexistência de aparelhos que emitem senha.
O Bradesco tem recorde de processos, em um total de 17 notificações, que resultam no valor de 4.665 Unidades Fiscais de Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms), que totaliza R$ 184.920,64. O valor do Uferms para o mês de maio é de R$ 39,64.
Em seguida, vem o Banco BMG, com 12 processos, com multa no valor de R$ 104.649,60 ou 2.640 Uferms.
Em janeiro deste ano, o Banco C6 foi multado em R$ 262.628,00 após 13 denúncias de pessoas que constaram valores superiores em suas contas correntes.
A instituição depositava dinheiro na conta de indivíduos que não solicitaram nenhum tipo de empréstimo.
O banco não possui agências físicas e seus serviços são integralmente online.
Ao Correio do Estado, o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, alerta que quando um cidadão descobrir que ingressou um empréstimo na sua conta sem a sua autorização, imediatamente deve entrar em contato com o banco.
Se o banco não responder, ele deve abrir um processo administrativo no Procon rapidamente.
“É importante o consumidor ficar atento porque isso é uma armadilha. O consumidor fica escravizado por empréstimo consignado sem autorização, pagando juros abusivos por muito tempo e isso pode impactar inclusive na sua margem de crédito”, reitera.
E, para não cair em ciladas, Salomão orienta que é fundamental que o consumidor sempre monitore sua conta bancária.
Denúncias pelo app
O Procon-MS também está no aplicativo “MS Digital”. Além de outros serviços disponibilizados, denúncias e reclamações podem ser feitas pelo app.
Basta ir no ícone “Procon” e depois, na aba “denúncia”. A partir daí, aparecerão seis passos (tipo de denúncia, tipo de lugar, anexo de fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do local) para preenchimento.
A denúncia cairá automaticamente no sistema do Procon e a partir dela o estabelecimento estará sujeito às penalidades cabíveis, caso as denúncias sejam concretas.
A ferramenta permite que os consumidores façam denúncias sem precisar aglomerar nos postos do Procon, contendo o contágio do novo coronavírus.
Além da possibilidade de efetivação de denúncias pelo app, também é possível averiguar quais são as empresas com mais reclamações ou elogios no Estado, consultar pesquisas de preços e saber quais são direitos do consumidor.
Desenvolvido com o intuito de facilitar a vida do sul-mato-grossense, o “MS Digital” é um aplicativo que permite que o cidadão tenha acesso à quase 80 serviços públicos.
A ferramenta ocupa 32MB de memória do celular e é desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI).
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