terça-feira, 11 de maio de 2021

Monumento 'O Aprendiz' é o primeiro a ser restaurado neste ano em Campo Grande

 


Projeto da Prefeitura vai restaurar outros quatro monumentos da Capital

O monumento "O Aprendiz", o primeiro dos cinco que serão restaurados neste ano, foi entregue nesta segunda-feira (10).


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promoveu a cerimônia onde fica localizada a obra, -entre as avenidas Gury Marques e Interlagos-.


Em setembro de 2020, a estátua sofreu ação de vandalismo. Na época, foi limpo, mas continuou com alguns estragos.


“Curiosamente, assim como ‘O Aprendiz’, comecei a me lapidar como escultor com essa obra. Sofri bastante ao ver essa obra maltratada e agora surgiu a oportunidade de darmos mais beleza a ela, fico contente”, ressalta o escultor da obra, Anor Mendes.


Para o prefeito Marquinhos Trad, a população não tem feito bom uso da mensagem em que o monumento passa.


"A loja maçônica, quando instalou esse monumento, entregou também uma mensagem que infelizmente algumas pessoas não entenderam. Ao invés de aprender a construir, como o aprendiz do monumento faz, praticam o verbo destruir”, enfatiza.


O secretário de Cultura e Turismo, Max Freitas demonstrou gratidão à união de vereadores e empresários em prol do patrimônio cultural. “Esse é só o começo. Até o final do ano revitalizaremos outros quatro monumentos campo-grandenses, ‘O Ninhal’, ‘Monumento aos Pioneiros’, ‘Obelisco’ e ‘O Beijo’”, acrescenta.


Projeto

Ainda no mesmo projeto de revitalização, os próximos monumentos a serem restaurados até o fim do ano serão o “Obelisco”, “O Beijo”, o “Carro de Boi” e o “Ninhal”.

Nenhum comentário: