terça-feira, 18 de maio de 2021

Maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul quer vacinação por idade

 

Secretaria de Estado de Saúde já teve pedido de várias cidades que terminaram prioridades do Plano Nacional


Com o avanço na vacinação em grupos prioritários e com comorbidades, Mato Grosso do Sul se aproxima do início da aplicação de doses contra a Covid-19 por faixa etária. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a maioria dos municípios de MS já pediu autorização à Secretaria de Estado de Saúde (SES) para realizar a campanha de forma ampla.  


“Nós estamos pedindo isso ao Plano Nacional de Imunização [PNI], e por ora, vamos continuar com a aplicação da segunda dose na maioria das vacinas”, afirmou Resende. Conforme o secretário, a vacinação por idades dará mais controle no processo de imunização.


“A aplicação de doses em grupos sem comorbidades vai evitar que a gente continue nessa disputa entre setores e categorias. Entendemos que a vacinação por idades nos dará celeridade na campanha, se formos avançando pelos 58 anos, 57 e assim por diante”, reiterou o secretário.


A orientação do Ministério da Saúde é continuar vacinando os grupos prioritários que constam no PNI até atingir pelo menos a marca de 90% por grupo. Em nota, a SES afirmou que segue as orientações do Programa Nacional de Imunização.


 

No Estado, de acordo com o Vacinômetro, de 879,2 mil pessoas contempladas no público prioritário na fase um, 83,60% já receberam a primeira dose contra o coronavírus.


Referente a dose de reforço, 34,70% dos sul-mato-grossenses dentro dos grupos prioritários já finalizaram o processo de imunização. Em um recorte mais preciso, cinco municípios do Estado já superaram 100% de cobertura vacinal contra a Covid-19 nos grupos prioritários.


 

Levando em consideração a primeira e a segunda dose contra o coronavírus, Nova Alvorada do Sul já imunizou 106,93% de sua população nos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde. Em seguida, Sonora apresenta 105,53% de cobertura vacinal, Antônio João (104,74%), Santa Rita do Pardo (104,15%) e São Gabriel do Oeste (103,31%).


Apesar dos atrasos no repasse de doses, Mato Grosso do Sul segue disputando o primeiro lugar em vacinação com o Rio Grande do Sul. Líder na distribuição dos imunobiológicos, 23,55% da população sul-mato-grossense já receberam a primeira dose contra o coronavírus.  


 

Até ontem, de 1.057.320 doses contra a Covid-19 recebidas do Ministério da Saúde, 935.675 já haviam sido aplicadas no Estado. 

Nenhum comentário: