segunda-feira, 24 de maio de 2021

Jovem agricultor representa 9,48% da população rural

 

Jovens entram no setor agropecuário com soluções tecnológicas que conduzem as cooperativas para obtenção de avanços e otimização de processos
Por:  -Aline Merladete


O Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente dia 25 de maio no Brasil. A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos, fazendas como produtores e agricultores. A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída pela Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964.



Segundo o último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, o jovem agricultor representa 9,48% da população rural. Essa nova geração simboliza para o agronegócio inovações e mudanças no trabalho no campo, explorando novas estratégias e implantação de tecnologia nos processos, buscando também modernizar técnicas já adotadas no cotidiano rural. Baseados em conhecimentos acadêmicos, cursos de especialização e a proximidade com o campo, esse grupo visa traçar uma carreira sólida no agro, que se consolidou como o terceiro setor que mais criou postos de trabalhos em 2020.


De acordo com as informações divulgadas pela assessoria, a evolução do tempo também mostrou que mulheres podem e devem estar inseridas no agronegócio brasileiro. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG 19 de fevereiro de 2020) mostra que 59,2% das mulheres na área são proprietárias ou sócias, 30,5% fazem parte da diretoria, são gerentes, administradoras ou coordenadoras e 10,4% são funcionárias e colaboradoras.


Bruna Scotton faz parte dessa porcentagem. Com 25 anos ela decidiu seguir a tradição de sua família, com plantios de cana-de-açúcar, e passou a estudar sobre o assunto. Formada em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Bruna atualmente ocupa o cargo de analista de projetos em uma empresa nacional, atuando com processos produtivos relacionados ao cultivo da cana-de-açúcar.


"Eu sempre disse que não queria viver às sombras de tudo que o meu pai construiu com o trabalho dele. Quero crescer e me desenvolver pelas minhas próprias pernas, fazer contatos, aprender muito e deixar o meu legado, mas tudo isso está alinhado com o plano de assumir os negócios da minha família", conta a engenheira.


A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo - COPLACANA, entende a necessidade de trazer jovens como Bruna para dentro do agronegócio. Através do Núcleo Jovem Coplacana, programa que integra jovens de 16 a 35 anos, que tenham familiares cooperados da empresa e que desejam aprimorar seus conhecimentos, e até mesmo entenderem ações para uma possível sucessão familiar, o Núcleo oferece mentoria, orientação profissional e realiza palestra e visitas técnicas, criando uma rede de aprendizado e troca de experiências entre jovens agricultores de todo o país.


"Todas as ações do Núcleo são relacionadas com o desenvolvimento profissional, uma vez que explorando os temas, trocando experiências, trazendo especialistas dos assuntos, são formas de fomentar a escolha profissional e o desenvolvimento da carreira", explica Maíra Stabelini, idealizadora do Núcleo Jovem Coplacana.


A personalidade do novo agricultor rural é caracterizada pela busca por inovação. A implementação de soluções tecnológicas, que conduzem a cooperativa para avanços, otimização de processos e obtenção de lucros fazem parte de soluções que já estão sendo desenvolvidas. O Avance Hub, hub de inovação da Coplacana, trabalha com soluções em tecnologia capazes de desenvolver com a finalidade de impactar e revolucionar os modelos de negócios e a sociedade. Em apenas dois anos de operação, o Avance transformou e ampliou o portfólio de produtos e serviços de agricultura de precisão da Coplacana, investindo em tecnologias que tornam as atividades no campo mais ágeis e produtivas. Agora os cooperados podem contar com sistema de manejo inteligente para o cultivo da cana, confinamento de gado com monitoramento à distância e outros equipamentos como drones de pulverização.


"A função do Avance Hub é prospectar novas tecnologias por meio da inovação aberta, trazendo soluções para os nossos cooperados. Nós detectamos e, por muitas vezes, antecipamos inovações que vão suprir a necessidade do produtor", pontua Klever Coral, diretor de inovação do Avance Hub.


Segundo os dados do estudo realizado pela Embrapa, Inpe e Sebrae, 84,1% dos produtores rurais utilizam pelo menos uma tecnologia digital no processo produtivo e 67,1% dos agricultores admitem a necessidade do uso das tecnologias para planejar as atividades da propriedade e melhorar a produção. É diante deste cenário que centros de inovação como o Avance Hub, tem sido a ponte entre as tendências tecnológicas produzidas por AgTechs e os produtores rurais.

Nenhum comentário: