segunda-feira, 10 de maio de 2021

Gigante adquire startup de inteligência artificial no campo

 


Produtor poderá decidir as ações de manejo, traduzido em resultados das informações em tempo real
Por:  -Leonardo Gottems


O Grupo Stoller adquiriu participação societária na Cromai, startup AgTech que é uma das cinco mais promissoras no mundo em Visão Computacional para Agricultura, segundo pesquisa da Startup Insights. O objetivo da gigante mundial de nutrição e fisiologia vegetal é unir inteligência artificial e os algoritmos no manejo e cultivo com tecnologia de interpretação de dados em tempo real.



“A participação societária na Cromai é um passo importante para oferecer ao agricultor serviços digitais que o ajudem a fazer a gestão de sua propriedade de forma mais assertiva. Esse movimento está alinhado com nosso propósito de construir soluções inovadoras e sustentáveis, ao lado de nossos clientes e parceiros”, analisa Rodrigo Ferreira de Oliveira, vice-presidente Mercosul/Ásia/Oceania do Grupo Stoller.


O desenvolvimento da inteligência artificial aplicada ao campo pelas duas empresas ocorre há três safras. Em 2022 estará disponível aos produtores de Café. A partir de 2023, estão previstos lançamentos para cana-de-açúcar e grandes culturas, em especial para soja, milho e algodão. O projeto inicia-se no Brasil, mas expande em um projeto global do Grupo Stoller, que hoje está presente em 56 países.


“Estamos muito animados com essa nova etapa da Cromai. Ampliaremos a atuação em campo com a digitalização do manejo agronômico. O momento é promissor e uma parceria desse porte nos possibilita levar, a mais produtores, essa inovação de alto nível tecnológico com resultados transformadores”, comenta Guilherme Barros Castro, cofundador e CEO da Cromai.


O produtor poderá decidir as ações de manejo, traduzido em resultados das informações em tempo real, além do funcionamento fisiológico e estado nutricional das plantas, nível de cobertura vegetal, estande de plantas, temperatura foliar, intensidade e identificação de falhas e plantas daninhas e classificação da maturidade do grão de café.


A Cromai investirá no aumento de seu time, desenvolvimento e aprimoramento do portfólio de produtos e tecnologias, como softwares, aplicativos e sensores que embarcam os algoritmos de inteligência artificial. A empresa trabalha com o que há de mais avançado, destacando-se com modelos treinados com milhões de imagens de plantas com metodologias proprietárias exclusivas.  


“Sem dúvida, essa parceria é mais um exemplo do pioneirismo da Stoller, que trará ainda mais possibilidades ao agricultor de usufruir de tecnologias de última geração em sensores e de inteligência artificial. Isso permitirá um monitoramento preciso do funcionamento das plantas e suas interações com o ambiente, para que os agricultores possam adotar manejos mais assertivos sob o ponto de vista da fisiologia da planta.”, comenta Stella Cato, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento na Stoller do Brasil.

Nenhum comentário: