As primeiras geadas do ano já chegaram na Argentina e devem se “instalar” no Sul no Brasil em breve, de acordo com informações quem foram divulgadas pelo portal argentino AgroFy. A zona norte de Buenos Aires, ainda permanece como um setor de transição, com mínimas da ordem de 5ºC.
Nesse contexto, é esperado que ao longo de hoje o frio continue avançando para o norte do país vizinho apoiado pelo estímulo que dá a circulação do sudoeste. Essa dinâmica facilitará o posicionamento do ar frio muito mais ao norte. Isso hoje se fará sentir em um menor crescimento das temperaturas máximas, mas amanhã as primeiras geadas podem avançar sobre grande parte da região dos Pampas, Uruguai e sul do Brasil.
Isso porque, o sistema que analisa as geada dos Serviços Meteorológicos da Aprilis mostra as zonas que podem ser atingidas pelo fenômeno meteorológico nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA), a estação do município de Anguil, em La Pampa, registrou uma temperatura mínimo de –3,1ºC e máxima de 0,4ºC no dia cinco de maio, ontem.
Segundo informações do ClimaTempo, essa massa de ar frio de origem polar terá um deslocamento continental no início de seu período de atuação. “Nesta quinta-feira, 6 de maio, o centro do ar frio avança devagar em direção ao Rio Grande do Sul e ao Uruguai fazendo o frio aumentar muito nessas regiões. Mas nessa posição, o ar frio também chega com mais facilidade ao Mato Grosso do Sul e também nas áreas de fronteira com a Bolívia. Por isso, as áreas a oeste de Mato Grosso do Sul, oeste de Mato Grosso, oeste de Rondônia e o sul do Acre vão começar a sentir um vento frio já no decorrer desta quinta-feira", comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário