terça-feira, 25 de maio de 2021

"Fica sua história a inspirar nossa geração", diz Reinaldo sobre deputado vítima da Covid

 


Por Adriano Moretto

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) usou as redes sociais na manhã desta terça-feira (25/5) para lamentar a morte do deputado estadual Cabo Almi (PT), vítima da Covid. O parlamentar foi diagnosticado no dia 4 de maio e três dias depois internado no Hospital da Cassems, onde não resistiu e morreu na noite de segunda-feira (24/5). 


“Infelizmente, a Covid-19 venceu o deputado estadual Cabo Almi. Fica sua história a inspirar nossa geração: menino de família de lavradores que vence, torna-se um líder político combativo, pragmático, íntegro nas suas convicções e que, eleição após eleição, via seu mandato se renovar”, comentou o governador no Facebook.


Reinaldo também lembrou da trajetória do político, que foi eleito pela primeira vez como vereador em Campo Grande no ano de 1996. A primeira eleição para a Assembleia Legislativa ocorreu em 2011. 


Por fim, o governador prestou condolências à família. “Nossos sentimentos à família e aos muitos amigos e seguidores”.


Cabo Almi formava a bancada do PT na Assembleia ao lado de Pedro Kemp. Ambos ocupavam o G-9, segundo maior bloco da Casa liderado pelo deputado estadual Márcio Fernandes (MDB). 


O parlamentar é o segundo da atual legislatura vítima da doença. O primeiro foi Onevan de Matos (PSDB) que em novembro do ano passado morreu em decorrência do coronavírus. 


Biografia


José Almi Pereira Moura nasceu no município de Jardim Olinda (PR), em 17 de dezembro de 1962, filho do lavrador Finelon Pereira de Moura e da dona de casa Creuza Vieira da Silva Moura.


Em 1963, a família mudou-se para o distrito de Lagoa Bonita, em Deodápolis, para o cultivo de lavoura. 


Em fevereiro de 1982, Almi foi morar em Campo Grande, trabalhou como cobrador de ônibus, foi empacotador e promotor de vendas de indústria de alimentos e formou-se como torneiro mecânico pelo Senai. Em outubro de 1983, prestou concurso para soldado da Polícia Militar (PM).


Em 1987, casou-se com Irene Carolina de Oliveira, com quem teve três filhos: Flávio, Fabrícia e Monique. Em 1988, foi aprovado no concurso para cabo da PM. No início da década de 90 ajudou a fundar o Grêmio 8 de Abril, do qual foi presidente por seis anos.


Em 1996, foi eleito vereador em Campo Grande, sendo reeleito por mais três mandatos, até assumir a vaga de deputado estadual em 2011. Almi foi autor de inúmeras leis e sempre atuou em favor da Segurança Pública, inclusive, foi quem criou a Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social na Casa de Leis. (Com informações da ALMS)

Nenhum comentário: