quinta-feira, 13 de maio de 2021

Empresas de 16 países trabalham em carne de laboratório

 


Uma dessas empresas ganhou as manchetes recentemente
Por:  -Leonardo Gottems

A ideia de cultivar carne consumível em um laboratório existe desde 2013, quando pesquisadores em Londres apresentaram o primeiro hambúrguer cultivado em laboratório do mundo, de acordo com o Genetic Literacy Project (GLP). Passados oito anos, agora nos encontramos em uma posição em que empresas em 16 países estão desenvolvendo produtos de carne cultivados em laboratório. 



Uma dessas empresas ganhou as manchetes recentemente ao obter aprovação para começar a vender suas “mordidas de frango” em Cingapura presumivelmente por menos de $ 330.000 cada, custo do primeiro hamburguer em 2013. “Então, como você vai de uma coleção de células em um prato de laboratório para um hambúrguer de um quarto de libra? Será que tem o mesmo gosto? E quanto tempo antes de começarmos a ver esses produtos em nossa loja local?”, indaga o GLP. 


“Se tomarmos a carne como exemplo, os cientistas começam tirando uma pequena amostra do músculo de uma vaca. As células-tronco são então extraídas do tecido e cultivadas em uma placa de laboratório, onde se expandem rapidamente em milhões de células musculares. As células então se organizam em fibras que posteriormente se organizam em uma estrutura semelhante ao tecido muscular encontrado na carne. No entanto, não é tão simples quanto cultivar muitas células em um prato. Você precisa de um terceiro elemento”, explica. 


Nesse cenário, o andaime 3D fornece os meios para construir o tecido muscular. No caso do estudo japonês mencionado anteriormente, os pesquisadores desenvolveram um arcabouço intrincado composto de muitos materiais comumente encontrados em tecidos. Quando embutidas no andaime, as células que foram extraídas do músculo da vaca se alinharam e formaram fibra muscular. 

Nenhum comentário: