terça-feira, 11 de maio de 2021

Banco de olhos da Santa Casa de Campo Grande já captou 54 córneas em 2021

 


Mesmo com a pandemia, os transplantes de córneas foram mantidos na instituição

Mariana Moreira

De janeiro a abril deste ano, o Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande “Anjos da Visão”, já conseguiu captar 54 córneas, através de 27 doadores. O transplante de córnea é o mais realizado no mundo.  


Com o objetivo de devolver qualidade de vida aos transplantados, os procedimentos de captação, processo e distribuição dos tecidos oculares foram mantidos durante a pandemia.  



Nesse mesmo período, foram realizados cinco transplantes de córneas na Santa Casa e mais 32 foram feitos em outras instituições. Já os transplantes de escleras (branco do olho) houveram apenas sete realizados em outras unidades hospitalares.  


A Santa Casa é referência em atendimentos oftalmológicos de urgência e emergência e o único hospital no Estado a oferecer o serviço 24h pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


De acordo com o hospital, ações de incentivo estão sendo promovidas tanto para os profissionais de saúde, quanto para os familiares de possíveis doadores. O objetivo é reduzir as filas de espera por um transplante em MS, especialmente para o de córnea.


“Todo paciente que vem a falecer é um potencial doador de córneas. No Brasil, para se tornar um doador de órgãos não é preciso registrar nada por escrito, basta apenas conversar com a família e deixá-la ciente do desejo”, ressaltou Cristiane Bernardes, diretora do Banco de Olhos do hospital.


Nesse período de enfrentamento à Covid-19, a captação do tecido ficou mais restrita devido a uma determinação do Ministério da Saúde e orientação da Associação Pan-americana de Banco de Olhos (Apabo), para garantir a segurança dos pacientes e profissionais.


Com informação Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: