terça-feira, 23 de março de 2021

Planos de saúde irão vacinar contra a Covid para desafogar unidades de saúde

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aprovou nota técnica que estabele estratégias para que planos de saúde apoiem a vacinação contra a Covid-19, em Campo Grande.


Nota técnica foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município desta terça-feira (23).



Com o apoio da rede privada, serão ofertados mais pontos de vacinação no município, para desafogar o atendimento nas unidades de saúde que já vem realizando a imunização.


Conforme a nota, o objetivo é diminuir a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, favorecendo o acesso em mais locais e, desta forma, diminuindo também o risco de contaminação nos locais de vacinação.


São elegíveis para participar da estratégia os planos de saúde que tenham, no mínimo, 5 mil vidas com idade superior a 60 anos, residentes na Capital.


O plano de saúde que aderir a estratégia deverá seguir o plano de imunização da Sesau, especialmente respeitando o calendário dos grupos de risco.


Planos que desejarem auxiliar na vacinação devem:


aceitar as determinações da Sesau;

enviar lista com dados dos vacinados para justificar o quantitativo de doses a serem enviadas periodicamente;

seguir estritamente a vacinação em grupos de risco conforme a estratégia realizada nas unidades de saúde;

garantir a guarda, conservação e transporte das vacinas recebidas, além do controle de temperatura das mesmas, para não perder doses;

garantir o registro vacinal no sistema online desenvolvido pela Sesau no ato da vacinação;

garantir que não seja realizada vacinação fora dos grupos abertos; entre outros.

Cabe a Sesau fornecer as vacinas, realizar treinamento e garantir suporte só sistema de autocadastro e de registro de vacinação, além de acompanhamento do atendimento vacinal.


Os parceiros deverão realizar comunicação interna aos seus conveniados, conforme grupos de risco/faixa etária abertos à vacinação, periodicamente. No entanto, caso pessoas que estejam na faixa etária de vacinação e não tenham plano de saúde se direcionem para a unidade também serão vacinadas. 


Até o momento, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) aderiu a força-tarefa de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) contra a Covid-19, na Capital.


Eventos adversos

Conforme a nota, pessoas que apresentarem algum evento adverso pós-vacinal deverá ser orientada a procurar uma unidade básica de saúde da rede municipal de saúde para que sejam adotadas as condutas de atendimento médico se necessário.


Foram descritas como reações muito comuns a cefaleia, a dor local e fadiga, enquanto como reação comum tem-se eritema, edema, enduração e prurido do local da punção, náusea, diarreia, mialgia, calafrios, perda de apetite, tosse, artralgia, rinorréia e congestão nasal.


Dentre as reações incomuns destaca-se hematoma no local de punção, vômito, febre, exantema, reações alérgicas, dor orofaríngea, odinofagia, espirros, astenia, vertigem, dor abdominal, sonolência, rubor, dor nas extremidades, lombalgia e dispnéia.


Calendário

Conforme o calendário de vacinação desta semana, nesta quarta-feira (24), se vacinam idosos de 70 e 69 anos.


Na quinta-feira (25), idosos com 68 e 67 anos.


Na sexta-feira (26), podem se vacinar idosos com 67 anos ou mais.


No sábado (27), quem perdeu o dia de vacinação durante a semana, de 67 a 73 anos,  terá outra chance para imunizar-se. 

Nenhum comentário: