sexta-feira, 5 de março de 2021

Ferrovia Norte-Sul começa a operar entre Goiás e São Paulo

 



Obra foi concluída depois de mais de 30 anos e vai escoar grãos do Centro-Oeste
Por:  -Eliza Maliszewski

O trecho da Ferrovia Norte-Sul entre São Simão (GO) e Estrela D’Oeste (SP) já opera desde esta quinta-feira (4), quando foi inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro.


A inauguração se torna realidade depois de mais de 30 anos do início das obras, em 1987, no governo José Sarney. As obras foram feitas em parceria entre a empresa goiana Caramuru Alimentos e a concessionária Rumo, que opera o trecho. Os investimentos foram de R$ 711 milhões. As obras compreendem infraestrutura, terminais e material rodante, além da construção de quatro pontes entre os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo; um pátio de ligação em Estrela D´Oeste; e a implantação dos trilhos que restavam para conectar esses três estados.



Bolsonaro destacou que seu governo vem trabalhando para que a iniciativa privada possa investir no Brasil. "O que a iniciativa faz é melhor, mais rápido e lucrativo. O modal ferroviário estava esquecido por décadas. Outras realizações virão com a Rumo e outras empresas. Nosso trabalho é destravar esses processos", completou o presidente.


O início da operação nesse primeiro trecho da ferrovia será importante para escoar a produção de grãos de Goiás, estimada em 13 milhões de toneladas, para o Porto de Santos com preço melhor e competitividade. O Terminal de São Simão receberá cargas de Goiás, Mato Grosso e Triângulo Mineiro.


Em março de 2019, a Rumo arrematou em leilão os tramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul, ainda com obras para serem finalizadas. O contrato de subconcessão foi assinado em julho daquele mesmo ano, com duração de 30 anos. Compreende 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP).


Três terminais foram projetados para atender a região sudoeste de Goiás, o leste de Mato Grosso e o Triângulo Mineiro, localizados nas cidades de São Simão (GO), Rio Verde (GO) e Iturama (MG). O Terminal de São Simão é o primeiro a ficar operacional. Em Rio Verde, a previsão é que a inauguração seja no final deste primeiro semestre; em Iturama (MG), no final do primeiro semestre de 2022. Há ainda um terminal da Brado, que responde pelas operações de contêineres da Companhia, em construção em Davinópolis, região metropolitana de Imperatriz (MA).


O Terminal de São Simão é utilizado para o transbordo de grãos (soja e milho) e farelo de soja. Trata-se de um terminal "bandeira branca", atendendo diversos clientes e escoando parte da produção da Caramuru. A capacidade é de aproximadamente 5,5 milhões de toneladas por ano. São quatro tombadores e seis silos, com 42 mil toneladas de capacidade estática. O terminal conta ainda com uma tulha de carregamento com capacidade para carregar 3 mil toneladas por hora, o permite carregar um trem com 120 vagões em menos de oito horas.

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