Desde o início da pandemia da Covid-19, os acadêmicos da área da saúde estavam com os estágios em hospitais suspensos. Para atender essa demanda e prestar um serviço para a sociedade, os supervisores de estágio do curso de Fisioterapia da Unigran decidiram abrir atendimento para pacientes com sequelas pós-Covid-19 na Clínica de Fisioterapia da Instituição.
Os pacientes atendidos foram encaminhados pelas enfermarias dos hospitais ou o próprio paciente buscou esse atendimento na UNIGRAN. Após comprovar que testou positivo para o coronavírus e ter apresentado alguma sequela devido à doença, a pessoa passa por uma avaliação que definirá o programa de exercícios que será aplicado. Wagner Aguiar, supervisor de estágio e professor do curso, detalha mais sobre o tratamento oferecido.
“Nós trabalhamos a reabilitação cardiorrespiratória e cardiopulmonar. Esse tratamento começa no hospital e tem continuação aqui na clínica. As atividades são baseadas nos níveis de evidências e bem específicas para resolver a disfunção apresentada pelo paciente”, explicou.
A clínica adotou todas as medidas de biossegurança para acolher pacientes e estagiários. Essa nova rotina de atendimentos tem sido um momento de muita aprendizagem e experiências para os futuros fisioterapeutas, como comentou a supervisora de estágio Kátia Ferreira. “Muitos de nossos acadêmicos terminam o curso e já vão trabalhar na linha de frente no combate ao Covid. Tem a vantagem de ter contato com algo tão atual e preparados para encarar o mercado de trabalho, mais seguros para atender essa demanda”, disse a professora.
“Conseguimos garantir aos alunos a prática que é extremamente necessária no estágio e ainda reinserir os pacientes de Covid à sociedade. Trabalhar com esses pacientes trata-se de um desafio, porém, um desafio bem instruído e bem orientado. Estamos inserindo para esses estagiários algo muito protocolado, muito específico, com abordagens que eram necessárias pós-graduações para chegar dentro de uma situação tão complexa como uma pandemia. Acredito que está sendo um diferencial bem importante para esses alunos no momento”, conclui Wagner.
Atendimentos
O atendimento pós-Covid-19 na Clínica de Fisioterapia da Unigran pode ser agendado através do telefone (67) 3411-4141. O paciente precisa comprovar que testou positivo para a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário