quarta-feira, 3 de março de 2021

Argentina busca ampliar comércio com o norte do Brasil

 


                                                            Pixabay

Por:  -Leonardo Gottems

A Argentina está trabalhando em novos acordos para aumentar as exportações com o Brasil, de acordo com informações do portal local AgroFy. Nesse sentido, o Itamaraty, a Embaixada da Argentina no Brasil e o estado brasileiro de Pernambuco firmaram um acordo de cooperação. 



Consiste na renegociação do Memorando de Cooperação (MOC) entre a Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional e a empresa TeconSuape. Esse acordo coloca o hub do Porto de Suape, em Pernambuco, à disposição das empresas exportadoras argentinas, o que ajudará na otimização de custos e no aumento das exportações no Norte do Brasil. 


O secretário de Relações Econômicas Internacionais, Jorge Neme, participou da assinatura e manteve a importância da construção de um acordo para melhorar a competitividade entre a operadora do novo Porto do Recife , capital de Pernambuco, e a Argentina. Além disso, ele esclareceu que é a região do Nordeste brasileiro com maior dinâmica. “Recife é uma cidade que quando visitei em 2015 vi que tinha uma estratégia de integração regional que ia do Nordeste do Brasil à Patagônia”, esclareceu. 


Para Neme, o MERCOSUL é a plataforma necessária para que os países da região se projetem no comércio internacional para poder construir a competitividade de que necessita. “Sempre falamos na possibilidade de irmos juntos a mercados internacionais, onde Argentina e Brasil são grandes produtores de alimentos”, disse o secretário Neme. 


“Com esta iniciativa estamos dando um salto qualitativo na competitividade dos produtos argentinos. Esse acordo será a pedra angular para reduzir custos logísticos para nossos exportadores que desejam acessar esse mercado”, diz o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli. 

Nenhum comentário: