sexta-feira, 5 de março de 2021

Canadá lança moda de capsulas de café compostáveis

 

                                                          Pixabay 

"Começamos importando bioplásticos do exterior e testando-os"

Por:  -Leonardo Gottems

Se você está preocupado com suas cápsulas de café descartáveis que acabam contaminando nossos solos e águas, agora você pode relaxar graças a uma nova cápsula de café totalmente compostável criada por um cientista da Universidade de British Columbia (BCU) em conjunto com a empresa local Nexe Innovations. As cápsulas Nexe são totalmente compostáveis em apenas 35 dias em composto industrial e são o resultado de uma colaboração de três anos entre o Dr. Zac Hudson, professor assistente na Cadeira de Pesquisa em Química Sustentável da UBC, e a Nexe Innovations, que é líder na fabricação de materiais de base biológica. 



O problema a ser resolvido era que muitas cápsulas compostáveis que já se encontram no mercado têm fundo macio, expondo o café à umidade e ao ar e permitindo que se estraguem rapidamente; e também contêm menos café do que cápsulas de plástico, o que a torna uma bebida relativamente fraca. Mas a desvantagem das cápsulas feitas de plástico tradicional é que elas não se degradam em aterros sanitários. Portanto, para criar uma alternativa totalmente compostável, a equipe precisava de um novo bioplástico que resolvesse esses problemas. 


"Começamos importando bioplásticos do exterior e testando-os para os pods que queríamos criar", disse Hudson. "Isso nos ajudou a aprender quais materiais funcionavam bem e quais não, para que pudéssemos criar novas formulações internamente ou com a ajuda de nossos parceiros”, completou. 


A equipe finalmente encontrou uma solução a partir de dois componentes especialmente concebidos: uma cápsula interna de bioplástico feita de ácido polilático (PLA), um bioplástico feito de materiais que contêm amido como milho ou trigo, feito de outros ingredientes naturais que trata. umidade, ar e calor e com capacidade para abrigar grande volume de café; e uma casca externa desenvolvida a partir de bambu que se parece com a fibra vegetal. 

Nenhum comentário: