terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

IST Alimentos e Bebidas usa tecnologia para otimizar sopa engarrafada de indústria paulista

 



O produto por si só já é superinovador: uma sopa engarrafada, sem adição de conservantes, aromatizantes ou corantes, com prazo de validade de oito meses sem necessidade de ser resfriado. No entanto, a You Foods, indústria de alimentos localizada em São Paulo (SP), ainda acredita que a “You drink me” pode ser ainda mais inovadora, melhorar o sabor e ter um tempo de validade ainda maior.


Nesse sentido, a You Foods procurou o IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas), localizado em Dourados (MS), para otimizar sua produção. Com uso de uma variedade de tecnologias e inovações, foram feitos testes e pesquisas para melhorar a qualidade e o sabor da sopa engarrafada e também o emprego de um bottom, uma espécie de bateria que foi colocado entre o produto para medir os níveis de tempo e temperatura do processo de esterilização, gerando em seguida um gráfico com todas as informações.


Segundo a coordenadora do IST Alimentos e Bebidas, Maria Carolina Silva Pego, também foram testados novos tipos de tratamento térmico para controlar a acidez da sopa. “O IST Alimentos e Bebidas ainda simulou uma análise sensorial para conferir com os técnicos do laboratório se o sabor final do produto continuava agradável”, detalhou, completando que receber a demanda de uma empresa de São Paulo, uma região onde há a maior concentração de indústrias alimentícias do País, e conseguir apresentar soluções que atendam às expectativas da empresa é motivo de muita satisfação.


Maria Carolina Pego acrescenta que o objetivo do IST Alimentos e Bebidas é ser referência em pesquisa e inovação, bem como no controle de qualidade para ajudar no desenvolvimento da indústria de Mato Grosso do Sul e de outros Estados do Brasil. Para a empresária Maria Angélica Andrade, uma das sócias da You Foods, a experiência com o IST Alimentos e Bebidas não poderia ter sido melhor.


“Quando tivemos a ideia de fazer essa sopa pronta para o consumo, tivemos todos os cuidados de criar um produto natural e diferente de tudo o que há no mercado e procuramos diversos especialistas. Viemos para Mato Grosso do Sul porque foi a unidade do Senai que mais tinha condições de atender as nossas demandas”, explicou a empresária Maria Angélica Andrade.


Ela disse que o objetivo inicial era aumentar o prazo de validade da sopa “You drink me”, mas que a parceria com o IST Alimentos e Bebidas deve se estender para ampliar a linha de produtos da You Foods. “Nós estamos realmente muito satisfeitas com todo o atendimento que estamos recebendo e com toda a tecnologia que vem sendo empregada nos processos. Nosso produto é algo inovador e muito novo no mercado e queremos continuar com essas inovações, oferecendo para os consumidores um alimento prático, gostoso e saudável”, finalizou.


Serviço – Os interessados nos serviços do IST Alimentos e Bebidas podem obter mais informações pelo telefone (67) 3411-2636


Fonte: FIEMS

Nenhum comentário: