quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Líderes buscam reduzir a exclusão digital rural nas Américas

 

                                                           Pixabay


Por:  -Leonardo Gottems


Uma série de fóruns virtuais reunirá autoridades públicas de alto escalão, acadêmicos e representantes do setor privado a partir de terça-feira com o objetivo de promover a redução da exclusão digital nas áreas rurais da América Latina e do Caribe e seu acesso à conectividade plena, uma das questões identificadas como fundamentais no caminho preparatório para a Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares. 



Organizados pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), os fóruns começarão no dia 16 de janeiro e serão divididos em quatro sessões sob o título “Reduzindo o hiato digital nas áreas rurais da América Latina e do Caribe: Rumo a uma agricultura revolução digital”. O ciclo de webinars visa promover a obtenção do máximo de benefícios do progresso tecnológico digital, buscando não deixar ninguém para trás nas áreas rurais do hemisfério. 


Os seminários convocarão a Ministra da Ciência, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica, Paola Vega; e a Ministra da Transformação Social, Agricultura, Terras e Pesca de Antígua e Barbuda, Samantha Marshall. Especialistas como Maryleana Méndez, Diretora Executiva da Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET); Pablo Palacios, Oficial de Programa da União Internacional de Telecomunicações (UIT); e representantes de empresas como o Diretor Global de Segurança Alimentar da Bayer, Ronald Guendel, e Germán Otálora, gerente do Programa de Iniciativa Airband LATAM da Microsoft, entre outros. 


A realização dos fóruns faz parte do trabalho permanente do IICA para promover a conectividade rural, condição essencial e prioritária para permitir o desenvolvimento de toda a vida produtiva, social e comunitária no meio rural. O Instituto também considera que as transformações tecnológicas e suas aplicações à produção no meio rural, com os consequentes benefícios econômicos que geram, requerem políticas e iniciativas estimulantes que preencham a lacuna de conectividade rural.

Nenhum comentário: