sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Dourados teve 36 guardas municipais infectados e afastados por Covid-19

 

                                           Foto: Dourados News

Por Wender Carbonari


A pandemia do coronavírus (Covid-19) desencadeou em Dourados uma série de mudanças de ritmo nas atividades realizadas pelas instituições públicas, como por exemplo a GMD (Guarda Municipal de Dourados). 


A intensificação das demandas de fiscalização visando coibir o desrespeito às regras sanitárias de biossegurança resultou em 36 guardas municipais infectados pelo vírus durante o ano passado. Todos os servidores públicos estão recuperados.


Informações que constam em balanço anual de atividades da GMD disponibilizadas ao Dourados News mostram que 2.888 dos 8.344 boletins de atendimentos e ocorrências registrados em 2020 são referentes a fiscalização relacionadas a Covid. 


Além das chamadas denunciando o funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais ou para sanarem dúvidas, os guardas municipais foram acionados para verificar ocorrências diretamente nos locais informados, situação que acaba expondo estes servidores ao risco de contágio. 


No decorrer do período de pandemia em 2020, 825 comércios foram fiscalizados com apoio da GMD, com o objetivo de verificar a possibilidade de descumprimento das medidas sanitárias, aglomerações de pessoas e descumprimento do toque de recolher. As equipes também verificaram 964 denúncias de aglomerações de pessoas em residências. 


Além das fiscalizações em casas e imóveis comerciais, os guardas municipais de Dourados auxiliaram nas atividades desenvolvidas nas barreiras sanitárias instaladas nas entradas da cidade pelo Poder Executivo. 


A GMD prestou 512 apoios nestas barreiras sanitárias localizadas nas Avenidas Marcelino Pires, Presidente Vargas e Guaicurus, com o ordenamento e sinalização do trânsito, proporcionando a segurança necessária para que os agentes da saúde pública desenvolvessem seus trabalhos. 


As ações das barreiras sanitárias em Dourados foram encerradas pela administração pública municipal no dia 31 de setembro. Passaram por estes locais um total de 656.465 pessoas em 519.833 mil veículos. 

Nenhum comentário: