Por Wender Carbonari
Dados desta segunda-feira (10) revelam que 37 pessoas estão internadas com Covid-19 em Dourados, somando todos os ocupantes de leitos de enfermarias e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de hospitais públicos e privados. Deste universo, 19 são moradores locais e 18 são de residentes em municípios que pertencem a macrorregião.
As informações têm, como base, boletim epidemiológico do município divulgado diariamente pela prefeitura. O documento traz a situação de internações provocadas pela nova doença na cidade.
Assim, a proporção de moradores de cidades da região, internados em hospitais de Dourados é de 49%. Em relação às ocupações de leitos de UTI na cidade, dos 20 pacientes internados em estado grave diagnosticados com o coronavírus, 12 não são moradores em Dourados, sendo que oito destes 12 pacientes ocupam leitos de hospitais públicos.
Como é possível observar no quadro abaixo, 17 pessoas encontram-se internadas em leitos de enfermarias, sendo que seis são moradores em outras localidades e vieram para Dourados buscar atendimento médico.
Em relação aos óbitos, até esta segunda-feira (10), além dos 63 douradenses perderam a vida após contrair o vírus, 26 pessoas de outras cidades, confirmadas com a Covid-19, morreram em hospitais de Dourados.
Assim como Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, o sistema de saúde de Dourados é encarregado de garantir atendimento de alta complexidade aos residentes de toda macrorregião. O espaço é composto por 33 cidades localizadas ao Sul de Mato Grosso do Sul.
Dados divulgados hoje pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que Dourados tem taxa de ocupação global de leitos de UTI em 58%, abrangendo pacientes com coronavírus, aqueles que estão esperando resultado de teste e de pacientes com outras patologias. Campo Grande que esteve nas últimas semanas acima de 90%, apresentou queda na taxa de ocupação de leitos para 83% nesta segunda-feira (10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário