terça-feira, 25 de agosto de 2020

PF cumpre mandados em operação contra facção criminosa em MS e cinco Estados

Por Adriano Moretto

Policiais federais cumprem 27 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (25/8) em Mato Grosso do Sul e outros cinco Estados brasileiros. Denominada ‘Expurgo’, as investigações recaem sobre os principais líderes de facção criminosa que atua no país.

Ainda não há informações sobre quantas determinações judiciais foram ordenadas em terras sul-mato-grossenses e nem as cidades alvo.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram em dezembro de 2018 e apontam que os ‘cabeças’ da organização, mesmo já presos, desempenhavam a “gestão criminosa” de dentro de presídios.

Também foi apurado que a comunicação da organização era facilitada pelo uso de aplicativos e orientava a divisão de tarefas, "permitindo a definição de atividades diárias, a realização de debates e a tomada de decisão; bem como a difusão de diretrizes a serem adotadas pelos membros e o monitoramento das atividades das forças de segurança estaduais".

Além do crime de integrar organização criminosa, os presos serão autuados por de tráfico de drogas e armas, sem prejuízo de outras condutas ilícitas eventualmente identificadas no decorrer das investigações.

Expurgo

O nome da Operação faz referência ao movimento da Polícia Federal de desfazer a estrutura da organização criminosa, evitando a sua expansão e domínio no estado do Rio de Janeiro. (Com informações PF)

Nenhum comentário: