segunda-feira, 10 de junho de 2019

Procon Estadual realiza operação e autua quatro agencias bancárias devido a fila de espera



Em atendimento a reclamações, em número cada vez mais crescente, de consumidores, equipe de fiscais  da  Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à  Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast voltaram a realizar diligências em  várias agências bancarias de Campo Grande.

Durante a ação foram constatados problemas que, na realidade, são recorrentes nesse tipo de atividade, ou seja, demora no atendimento à clientela, emissão de senhas em papel termossensível e desrespeito à legislação que prevê atendimento prioritário a gestantes, pessoas com crianças  no colo,  idosos, portadores de necessidades especiais e autistas.

Entre as agências fiscalizadas houve, no Santander localizado na rua Barão do Rio Branco registro de espera superior a uma hora para atendimento gerencial, em mesa. Para caixas também está havendo descumprimento do tempo previsto na legislação tanto estadual como municipal que prevê  espera de, no máximo 15 minutos em dias normais, 20 no período de pagamento do funcionalismo público e militares ou, no máximo 25 em vésperas ou no dia imediatamente posterior a  feriados prolongados.

A reincidência, entretanto,  não ocorre somente nessa instituição. Em duas agências do Bradesco (avenida Calógeras e Prefeitura Municipal), onde as  fiscais do Procon Estadual também  estiveram, a situação não é diferente. A demora na espera registrada por diversos clientes da organização bancária e reclamada à equipe é sempre superior à estabelecida em Lei.

O Banco do Brasil é outra rede bancária que não está imune às irregularidades, como foi constatado na agência Cidade Morena, na rua João Pedro de Souza. O desrespeito à Lei estadual 3.530/2000 que dispõe sobre atendimento prioritário é flagrado a cada  ação de fiscalização. Além disso foi constatada a inexistência de Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes, a demora no tempo de atendimento é recorrente e, também,  ainda  expedem comprovantes ou senhas em papel termossensivel.

A ocorrência da demora se torna ainda mais evidente, em todas unidades bancárias,  nesta época em que quase todas as classes  de trabalhadores estão recebendo seus vencimentos. O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão,  comenta que “é inadmissível que as organizações bancarias, mesmo sabendo que é comum haver aumento sensível de procura das  pessoas, não se aparelhem para prestar o atendimento adequado”.

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