quinta-feira, 27 de junho de 2019

Filme: O OLHO E A FACA (Drama 2019)

Cine Web

Autor de filmes empenhados, como o documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro e a ficção Riocorrente, o diretor paulista Paulo Sacramento dá um passo adiante, num drama contemporâneo com outro tipo de ambição e busca de diálogo com o público, ambientado num cenário pouco retratado no cinema nacional: o das plataformas de petróleo.

Roberto (Rodrigo Lombardi) é um petroleiro veterano, que mantêm com os colegas uma relação próxima e fraterna. Num trabalho onde o risco de vida é constante e não se pode descuidar dos mínimos procedimentos de segurança, essa integração é um dado nada desprezível.

Uma iminente promoção começa a semear inquietação neste pequeno grupo. A partir daí, há uma desestruturação constante do mundo de Roberto, em que cabe também uma crise matrimonial com a esposa (Maria Luísa Mendonça) e com o filho mais velho, adolescente em fúria.


Embora tenha suas inconsistências (a personagem da esposa mereceria um aprofundamento maior, saindo de um tom único, lamentoso), trata-se aqui de um drama denso e respeitável, em que estão inseridas algumas das maiores questões do mundo contemporâneo, como o envenenamento das relações de trabalho, a dissolução das ligações de afeto, a insegurança masculina na constituição de sua nova figura nestes tempos. Há cenas que são particularmente eficazes para materializar os dilemas do protagonista, como sua interação afetuosa com o filho caçula (Antonio Haddad) e um duelo verbal com o personagem vivido por Caco Ciocler - este um ponto alto do filme, que lhe acrescenta uma camada adicional de ambição e aprofundamento.

Neusa Barbosa

Nenhum comentário: