quarta-feira, 6 de março de 2019

Porcos podem transmitir aftosa antes de sinais da doença

Por:  -Leonardo Gottems         Foto Divulgação

Um estudo realizado pelo Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) descobriu que os porcos podem transmitir a febre aftosa antes de se manifestarem os sinais da doença. De acordo com Jonathan Arzt, investigador principal e veterinário oficial do Serviço, a febre aftosa continua sendo a doença estrangeira mais importante no mundo.


Embora os Estados Unidos não tiveram um surto de febre aftosa desde 1929, esta doença viral altamente contagiosa, que às vezes é fatal, ainda é considerada uma séria ameaça à agricultura do país. Se ela voltar a se manifestar em países livres, poderia custar bilhões de dólares em perdas para a economia de restrições comerciais e de erradicação, que muitas vezes inclui a eutanásia inevitável de um grande número de animais afetados.

A proteção da vacina em porcos é notoriamente difícil. suínos vacinados ainda podem lançar vírus infecciosos e potencialmente transmitir a infecção, de acordo com Arzt, que trabalha no Centro ARS Research Unit. Antes desta investigação, acreditava-se que a transmissão da febre aftosa não ocorria durante os sinais visíveis da fase pré-clínica da doença.

O veterinário afirmou que a pesquisa é fundamental para especialistas em doenças infecciosas, que usam essas informações para fornecer dados precisos e orientar recursos para proteger o gado contra doenças exóticas de animais se houver um surto. Uma variedade de modelos de dinâmica da doença foi desenvolvida nos últimos anos para identificar alvos críticos para os esforços de controle e prever os impactos e recursos necessários para estimar cenários para surtos específicos de febre aftosa.

Nenhum comentário: