terça-feira, 24 de outubro de 2017

Mostra Cinema e Blues começa no Museu da Imagem e do Som na Capital

                                            "Honeydripper" será exibido hoje(24), às 19h, no MIS



O programa de rádio Blues & Derivados completa neste mês 22 anos de estreia. Para comemorar, o MIS (Museu da Imagem e do Som) realiza a Mostra Cinema e Blues, com filmes ambientados na atmosfera do gênero musical. A curadoria é de Clayton Sales, jornalista, músico, radialista, idealizador e apresentador do programa. A mostra começou ontem (23) e segue até sexta-feira, sempre às 19h, com entrada gratuita.

O programa Blues & Derivados estreou em 14 de outubro de 1995, na FM Educativa, e sempre esteve no ar nos fins das tardes de sábado. No início, além de Clayton Sales, atuavam também os jornalistas Alexandre Maciel e Jaime Rodrigues. Ficou fora do ar de 2007 a março de 2011, quando voltou a programação. O nome é inspirado em um disco do guitarrista brasileiro Nuno Mindelis. Este nome atende a proposta do programa, que é tocar desde blues a soul, jazz e até rock n roll. Atualmente são três horas de programa, sempre aos sábados, a partir das 17h, com uma proposta didática.

Veja os filmes:

Dia 24 - terça - HONEYDRIPPER - DO BLUES AO ROCK (2007) - John Sayles - No interior dos Estados Unidos dos anos 1950, o dono de um boteco rural que tocava blues enfrenta uma crise nos seus negócios. A solução será apelar para um jovem guitarrista desempregado para agitar novamente a espelunca que dirige. Mas ele vem com uma música nova, diferente e arrebatadora.

Dia 25 - quarta - ENTRE O CÉU E O INFERNO (2006) - Craig Brewer - Uma garota branca ninfomaníaca é agredida e deixada na beira da estrada. Ela é encontrada por um agricultor negro que tenta ajudá-la de todas as formas, inclusive com sua música, já que foi um respeitado guitarrista de blues no passado que tenta esquecer.

Dia 26 - quinta - CADILLAC RECORDS (2008) - Darnell Martin - Em Chicago nos anos 1950, o empresário polonês Leonard Chess inicia um empreendimento que mudaria a história da música americana: a gravadora Chess Records. Nela, entre sucessos e conflitos, foram reveladas lendas como Muddy Waters, Howlin" Wolf, Little Walter, Chuck Berry, Willie Dixon e Etta James.

Dia 27 - sexta - THE BLUES BROTHERS - OS IRMÃOS CARAS-DE-PAU (1980) - John Landis - Dois irmãos trambiqueiros se metem encrencas após saírem da prisão e tentarem montar uma grande banda de blues, soul e rock n roll para ajudar o orfanato onde foram criados. (AP)

Nenhum comentário: