segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Dona Onete do Anonimato à Fama




Dona Onete é a mais nova grande revelação da musica paraense, mas todo esse talento demorou quase uma vida para se mostrar. Foi Professora de História durante 25 anos, Secretaria de Cultura e Fundadora de grupos de dança e música regional como o “Canarana”, no pequeno município de Igarapé-Miri no Pará, e seu verdadeiro sonho era viver de musica.

Depois de aposentada aos 62 anos de idade, Dona Onete, um dia estava em casa, tranquila, cantando sozinha, enquanto um grupo de Carimbó (Ritmo típico da cultura paraense) estava ensaiando do outro lado da rua e então ouviram-a cantando, mas quando chegaram em sua casa, se decepcionaram por causa de sua idade avançada. Dois dias depois do ocorrido um outro grupo viera perguntar à cantora (ainda anônima) se gostaria de ser uma das vocalistas da equipe.

Participou de importantes grupos folclóricos como o “Raízes do Cafezal”e do grupo pop com raízes regionais “Coletivo Radio Cipó” e no cinema interpretou uma cantadora de carimbó no filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, estrelado por Camila Pitanga.

Dona Onete é uma das estrelas da série de espetáculos “Terruá Pará”, promovidos pelo governo do estado, contando com expoentes de todas as vertentes da música local.

Em 2012 Dona Onete grava e lança seu primeiro CD, “FEITIÇO CABOCLO”, produzido pelo músico Marco André, contando com algumas pérolas de seu inventivo e divertido repertório, com muita pimento e malícia, como a música título e mais “Jamburana”, “Moreno Morenado” e “Proposta Indecente”.

Com esse CD, Dona Onete ganhou o mundo com a disseminação do conteúdo pela internet.


Em julho de 2017 Dona Onete foi capa da maior revista de world music no mundo, a Songlines, e fez sua quarta turnê na Europa passando por grandes festivais como Rudolstadt Festival na Alemanha, Zwarte Cross na Holanda, WorldWide Festival em Sète - França (do renomado DJ e produtor Gilles Peterson).

Nos meses de junho/julho foi a única artista brasileira a integrar o World Music Charts Europe Top 20 com a faixa “Banzeiro”.

Foi indicada no Prêmio da Música Brasileira 2017 como Melhor Cantora Regional. Seu clipe “No Meio do Pitiú” já atingiu a marca de mais de 2 milhões de views no Youtube.

Dona Onete é acompanhada nos palcos pela sua banda capitaneada pelo guitarrista e pesquisador musical Pio Lobato, com Vovô na bateria, JP Cavalcante na percussão amazônica, Breno Oliveira no contra baixo e Daniel Serrão no teclado e sax.

Nenhum comentário: