segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Política estadual terá novembro decisivo


Diario Digital /Laureano Secundo


O mês de novembro deve ser marcado pela realização de convenções onde os principais partidos do estado devem dar início ao processo de definição de suas estratégias para a disputa eleitoral de 2018.

A intenção é de que termine o ano com as possibilidade de negociações bem encaminhadas  para que até o mês de março possam ser definidos os rumos de cada partido seja com candidatura própria ou recorrendo a alianças para apoiar outros nomes.

Além das definições em nível estadual os partidos devem começar a levar em consideração os projetos eleitorais nacionais com o lançamento de candidaturas a presidente  que que podem levar muitos partidos a terem que lançar candidatos ao Governo para dar suporte ao projeto nacional. Outro fator que pode influenciar será o veto das direções nacionais a algumas alianças com partidos  considerados adversários.

A questão da cláusula de barreira que foi aprovada na mini-reforma política também, poderá ter peso  nas definições de que rumo pretendem tomar, seja com o lançamento de candidatura própria ou mesmo optando pela composição de aliança. Todas as siglas terão obter um percentual mínimo de votos para que possam manter o acesso ao fundo partidários e a representatividade no Congresso  a partir da eleição de 2020. O PSDB escolherá seus novo diretório regional, o PMDB deve definir o ex-governador André Puccinelli como novo presidente regional, o PDT vai filiar o juiz aposentado Odilon de Oliveira para ser seu candidato ao Governo  ou ao senado, o Podemos deve lançar Claudio Sertão para concorrer ao Governo do estado além do PT que também vai lançar seu programa de Governo e vai definir também se terá candidatura própria ou se buscará aliança com outras agremiações.

Nenhum comentário: