quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Estreia: FEITO NA AMÉRICA



O diretor Doug Liman e o astro Tom Cruise reúnem-se para realizar uma aventura cheia de ação e humor negro, incrivelmente baseada em fatos reais.

Cruise interpreta Barry Seal, um piloto de carreira cooptado pelo agente da CIA Monty Schafer (Domhnall Gleeson) para conduzir pequenos aviões e fotografar campos de produção e pouso clandestinos de grandes narcotraficantes pela América Latina.

O piloto realiza a missão com habilidade até ser pego por dois chefões do cartel de Medellín, Jorge Ochoa (Alejandro Edda) e Pablo Escobar (Maurício Mejía). Eles oferecem ao piloto uma participação nos lucros para transportar sua cocaína aos EUA. Verdadeiro crime perfeito, este tráfico sob a proteção da CIA (sem que ela saiba) rende altíssimos lucros a Seal.

Há, é verdade, uma crítica mordaz à política norte-americana dos anos 1980, em que o presidente Ronald Reagan dava um apoio secreto e ilegal a gente duvidosa, como Noriega (Alberto Ospino) e os Contras nicaraguenses, em nome do anticomunismo. Mas isto se dilui em meio à assumida intenção de exibir a versatilidade de Tom Cruise.

Nenhum comentário: