quarta-feira, 20 de setembro de 2017

GATOS TEM CASPA?




Familia 4 patas                  Foto:Divulgação


A caspa ou seborreia é problema comum em humanos e, na maioria dos casos, não apresenta riscos grandes a saúde. Mas e gatos tem caspa? Você já viu pequenos pontos ou flocos brancos espalhados pelo pelo do seu bichano? É, pode ser que seu gatinho esteja com caspa. Confira como identificar, quais causas e como evitar/cuidar para que seu gatinho não tenha!


O QUE É?



A caspa felina é o resultado da escamação de pele morta, processo que pode ter vários fatores de influencia mas que de forma geral é a forma natural de eliminação do corpo. Porém, caso a caspa esteja visível é um sinal de que algo não está certa, seja por que o gatinho esta eliminando pele em excesso ou por que não esta se lambendo como deveria.

Caso você note que a caspa esta se movendo, na verdade trata-se de Ácaros (Cheyletiella), deve-se buscar atendimento veterinário uma vez que neste caso é contagioso.



CAUSAS

Caso você tenha reparado que seu gatinho tem caspa, seja ao passar a mão nele, seja encontrando caspa sobre os objetos que ele deita, saiba que, apesar da eliminação de pele morta ser um processo natural, nós não deveríamos vê-la, então listaremos os principais motivos para que aconteça:

RESSECAMENTO DA PELE:

Gatinhos que bebem pouca água, não se alimentam de rações úmidas ou tem uma dieta com pouca gordura tentem a ter caspa.



EXCESSO DE BANHO:

Donos que dão banho em gatinhos com muita frequência ou utilizam hidratantes e shampoos, seja de uso veterinário ou não. Essas praticas também causam o ressecamento da pele e por consequência o aparecimento de caspa.



 OBESIDADE OU FALTA DE AUTO-HIGIENE:

Gatinhos obesos tem dificuldade em se lamber, principalmente em áreas mais distantes do rosto, neste caso a caspa que seria retirada com a auto limpeza acaba ficando depositada no pelo. Gatinhos que não tem o habito se de lamber também tendem a ter o mesmo problema.



CUIDADOS / PREVENÇÃO

Sempre que notar qualquer alteração em seu bichano, deve leva-lo ao veterinário, inclusive quanto se trata de caspa. Como você pode perceber, os motivos que levam um gatinho a ter caspa podem estar associados ao comportamento, mas também a nutrição e hidratação do animal, podendo ser a caspa um sintoma de um quadro muito mais grave e a única forma de diagnosticar exatamente o que esta causando o problema de caspa e um exame de sangue. Mas alguns cuidados podem ser feitos para evitar que a caspa surja como:

Escovação: Escove seu gatinho com frequência, rasqueadoras profissionais são as mais indicadas para não causar eventuais ferimentos.


Alimentação: De uma alimentação balanceada para seu gato, implemente a alimentação diária com rações úmidas e se necessário, suplemente a alimentação com Omega 3 (consulte um veterinário).



Banho: Não de banho em seu gatinho, ele já faz isso por si próprio, caso julgue necessário faça com a menor frequência possível. Evite usar qualquer produto, shampoos, hidratantes etc…


Brincadeiras: Estimule seu gatinho a se movimentar, brincar, pular, correr etc… Está é a melhor forma de evitar com que fique obeso e não consiga se higienizar corretamente.

Nenhum comentário: