quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Documentário francês será exibido hoje em Campo Grande com presença de diretor

                                          Foto;Divulgação

Produção reúne questões sobre viver em sociedade e sobre o futuro

“Em Busca de Sentido” (En quete de Sens) é um documentário francês que instiga reflexões sobre presente e futuro, e será exibido no Brasil em apenas cinco cidades, esta semana. Campo Grande é uma das selecionadas dentro desse circuito.

A exibição acontece hoje, no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), às 19h. Marc de La Ménardière é um de seus diretores, e estará presente para um debate mediado após a exibição. A entrada é franca.

Além de Marc, Nathanaël Coste também dirige o filme. Os dois são amigos de infância que se reencontraram e se dispuseram a viajar pelo mundo conversando com ativistas, biólogos, filósofos, guardiões de antigas tradições, entre outros sábios. Essa jornada resultou em mais de 80 horas de filmagens, que depois foram sintetizadas no documentário.

Os questionamentos trazidos pelos diretores são pertinentes em momentos de crise, porém não vêm acompanhados de respostas prontas.

“A primeira etapa para a mudança consiste em tomar consciência que as crises atuais resultam de nossa maneira de ver o mundo”, acredita Marc.

Para ele, a mudança individual e social pode vir, justamente, do questionamento da veracidade e consequências de dogmas.

A exibição e debate com Marc de La Ménardière na Capital são promovidos em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande. Ele também visitará Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e São Paulo durante o circuito.

“É um prestígio, um presente para um público sempre sedento por cultura, e marca também a inserção da Capital em um cenário cultural internacional”, diz a diretora de comunicação regional da Aliança Francesa, Márcia Saddi.

CONECTAR PESSOAS

Diante do desinteresse de produtores em transformar o material reunido inicialmente em um filme, Marc e Nathanaël Coste lançaram campanha de financiamento coletivo na web. Mais de 900 pessoas os apoiaram mundo afora.

Desde o lançamento, em janeiro de 2015, ele tem percorrido o mundo. “O filme não foi feito para ser consumido na solidão. Serve para reconectar as pessoas entre si, a criar sinergia e, quem sabe, a permitir ações em diferentes territórios”, pontua Marc.

SERVIÇO

Exibição de “Em Busca de Sentido”, com a participação de Marc de La Ménardière.
Data: 27 de setembro, às 19h
Local: Escola Superior de Controle Externo (Escoex) - Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, s/nº.
Entrada franca
Mais informações pelo telefone (67) 3321-0339

Nenhum comentário: