terça-feira, 1 de agosto de 2017

INSS convoca de emergência mais de 480 pessoas para perícia

                                         Foto: Divulgação

Quem não agendar procedimento, pode perder benefício
Por RODOLFO CÉSAR


Em Mato Grosso do Sul, 483 pessoas têm até cinco dias úteis a contar de hoje para agendarem perícia, caso contrário perderão o benefício. No País, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) convocou hoje milhares de beneficiados para serem submetidos a uma segunda avaliação.

Os nomes dos notificados foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira. Para agendar a perícia é preciso ligar no telefone 135 ou acessar o link da Previdência Social.

O anúncio da revisão de benefícios foi dado em julho do ano passado e no Estado 4.333 cartas foram enviadas convocando pessoas que recebem o auxílio-doença. Desse total, 1.157 passaram por perícia e 154 não compareceram, com isso perderam o pagamento.

As perícias realizadas também constataram que 1.131 trabalhadores estavam aptos a voltarem para o mercado de trabalho e tiveram o auxílio-doença cancelados.

A Superintendência do INSS em Mato Grosso do Sul também está com procedimento aberto para reabilitação profissional de 57 segurados. Essa medida é feita quando o trabalhador é considerado inapto para desenvolver a função que era contratado, mas pode retornar a trabalhar em outra área dentro da empresa que detém o registro.

O governo federal determinou a revisão dos benefícios com uma segunda perícia para tentar fazer economia. A previsão era de as medidas tomadas poderiam render até R$ 6,3 bilhões.

Tanto quem recebe auxílio-doença como tem aposentadoria por invalidez foi submetido à análise dos médicos do INSS.

De acordo com o Diário Oficial da União desta terça-feira (1º), a nova chamada ocorre após uma tentativa do órgão de notificar os beneficiados pelo correio.

As correspondências não teriam chegado porque os dados dos endereços indicados no cadastro do Sistema Único de Benefícios estariam incompletos ou desatualizados. As informações são da Agência Brasil.

Os segurados listados têm cinco dias corridos, a contar desta terça, para informar sobre a data marcada para a perícia. O contato deve ser feito pela central de teleatendimento do INSS, pelo número 135. O benefício pode ser suspenso até que o convocado passe pela reavaliação.

Para evitar o cancelamento, os segurados poderão consultar a página do DOU, para conferir se seu nome consta na lista. No campo de busca do site, deverão digitar seu nome entre aspas, selecionando apenas a seção 3 e a data desta terça.

CASO DE INTERNAÇÃO

Caso o segurado se encontre internado ou enfermo e não puder comparecer à perícia deverá pedir a uma pessoa de sua confiança que informe ao INSS, em uma de suas agências sobre o impedimento.

É necessário que esse representante apresente, na ocasião, a identidade do segurado e um documento que comprove o impedimento. Com isso, ele poderá solicitar ao beneficiário uma perícia hospitalar ou domiciliar.

Nenhum comentário: