sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Veja o trailer "AFTERIMAGE"

Reuters

O mestre polonês Andrzej Wajda, morto em 2016 aos 90 anos, finalizou sua carreira com o drama político “Afterimage”, finalizado pouco antes de sua morte. É uma obra que conclui um ciclo vigoroso, marcado pelo humanismo e pela defesa da liberdade em ambientes totalitários, ambientado no pós-guerra e na Polônia vivendo sob o regime comunista, sob tutela do stalinismo soviético.

Nessa sociedade, o pintor Wladyslaw Strzeminski (Boguslaw Linda), que perdeu uma perna e um braço na 1ª Guerra Mundial, é idolatrado por seus alunos na universidade, mas perseguido pelas autoridades locais por não se enquadrar às normas estéticas do realismo socialista, que impedem uma visão pessoal ou mesmo poética da realidade.

As autoridades locais tentam apagar da retina da população e das salas dos museus poloneses toda a história do artista, que também enfrenta dificuldades para manter a filha adolescente (Bronislawa Zamachowska) em um país onde a comida é racionada e cada passo vigiado. Wajda encerra sua filmografia com uma obra potente que tem muito a dizer nos dias de hoje.

Nenhum comentário: