quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Hemosul usa 86% de bolsas de sangue em um dia

Foto:divulgação

Mais da metade das bolsas de sangue que estavam estocadas no Hemosul, foram consumidas em um dia. Com isso, o banco quase zerou e o centro declarou estado de emergência.

De acordo com informações do setor da saúde, as tipagens em falta se referem ao sangue O positivo e O negativo. Apenas do tipo O positivo, na terça-feira (20), havia 150 bolsas. No dia seguinte, restaram somente 20.

Segundo justificativa, a queda repentina ocorreu em razão da grande demanda de pacientes em Campo Grande e cidades do interior.

FORA DA META

O Hemosul ficou fechado para reforma durante seis meses e foi reinaugurado no mês de agosto. Desde então, a média de doações tem sido 80 bolsas diárias, sendo que a necessidade é de, pelo menos, 120.

“Queremos ressaltar que na semana que vem teremos um feriado, o dia do servidor público, que será comemorado no dia 30 de outubro, no qual não haverá expediente. Além do dia 02 de novembro, que é feriado nacional. Por isso, precisamos aumentar o número de doadores voluntários para nos prepararmos para o feriado”, pedem representantes do centro.

DOAÇÕES

O Hemosul funciona na Avenida Fernando Corrêa da Costa e atende até o dia 29, das 7h às 17h. No sábado (31), das 7h às 12h. Depois, volta o expediente na terça (3).
Doações também podem ser feitas no Banco de Sangue da Santa Casa que funciona na sexta (30), normalmente. O Núcleo do Hospital Regional e de cidades do interior abrem até hoje (29) e retornam após o feriado do Dia dos Finados.

Os horários de funcionamento de todos os núcleos podem ser encontrados  no site.

Nenhum comentário: