quinta-feira, 22 de outubro de 2015

CCZ descumpre decisão que proíbe sacrifício de animais saudáveis

orreio do Estado

A Associação de Proteção aos Animais (Amemais) de Três Lagoas, cidade distante 338 km de Campo Grande, afirma que o Centro de Controle de Zooneses (CCZ) tem descumprido determinação judicial e sacrificado animais saudáveis no município.

A denúncia chegou por meio de um pecuarista, que teria ido ao CCZ obter informações sobre como proceder com relação a quatro filhotes de gatos que sua esposa encontrou na rua, mas que o casal não tem condições de cuidar. O funcionário teria dito que o procedimento é o sacrifício.

Uma decisão da juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, de setembro deste ano, condenou a prefeitura a implementar programa de controle reprodutivo de cães e gatos, abster-se de sacrificar animais no CCZ através de meios que causem sofrimento e não sacrificar animais que não sejam nocivos à saúde de seres humanos ou que não estejam em fase terminal, entre outras.

A Prefeitura tem o prazo de 90 dias para regularização, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 100 mil.

A Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE) informou que recebeu a denúncia e que a sentença ainda está em prazo de recurso, mas que o cumprimento da decisão será fiscalizado.

Nenhum comentário: