sábado, 24 de outubro de 2015

Enem 2015 é adiado em dois municípios de Santa Catarina


G1

O Ministério da Educação anunciou, na tarde desta sexta-feira (23), o adiamento, em cinco locais de prova de dois municípios de Santa Catarina, da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, não há condições seguras de realização das provas em Rio de Sul e Taió, por causa das chuvas e das enchentes na região. A decisão afeta 4.542 candidatos.

"Nós estamos suspendendo a realizçaão do Enem nesses dois municípios de Santa Catarina, Rio de Sul e Taió, tudo indica que não serão necessárias atitudes além dessa", afirmou Mercadante, em entrevista coletiva na tarde desta sexta, em Brasília. "Não haverá prova nesses municípios em nenhum outro local."

De acordo com ele, os estudantes serão avisados do adiamento pessoalmente, e farão a prova do Enem até a primeira semana de dezembro e não serão prejudicados na participação dos programas do MEC que usam a nota do Enem, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni).

Segundo Mercadante, a diferença entre os dois municípios e as demais cidades da Região Sul que têm sido afetadas por fortes chuvas é a proximidade da represa do Rio Itajaí, e o monitoramento da Defesa Civil indicou que o volume das águas pode oferecer riscos no traslado dos moradores.

"Tivemos três dias de chuvas na região Sul, especialmente em Santa Catarina, cerca de 100 mm, um volume muito grande de chuvas", disse ele. "Esses dois municípios foram muito impactados pelas inundações, porque algumas represas foram sobrecarregadas e a cota dos rios subiu muito. Então, tem uma inundação muito ampla na cidade, que prejudica muito a mobilidade de acesso."

"Não há como o volume baixar porque o nível de água ainda está muito elevado. Achamos que não fazia sentido por em risco os participantes. Estamos em sintonia plena com a coordenação da Defesa Civil e com o Cesgranrio da região", explicou Mercadante.
O Enem acontece neste sábado (24) e domingo (25) para 7,7 milhões de candidatos em todo o país.

Nenhum comentário: