terça-feira, 27 de outubro de 2015

CD e DVD resgatam sucessos de Dolores Duran


Correio Braziliense


Reza a lenda que em 1957, Tom Jobim, ainda jovem, havia criado um tema e mostrado a Vinicius de Moraes. Ao ouvi-lo, o Poetinha de imediato fez uma letra. Indo à Rádio Nacional, o compositor se encontrou com Dolores Duran, que tomou conhecimento da melodia quando ele a tocou ao piano.

Apaixonada com o que acabara de escutar, Dolores se pôs a escrever num guardanapo de papel versos do que viria a ser Por causa de você, um futuro clássico da música popular brasileira. Vinicius considerou a letra dela melhor do que a sua, e deu aval à nova parceira de Tom.

Morta em 1960, aos 29 anos, Dolores deixou não só um importante legado musical (pequeno, mas de alta qualidade), como também muitas histórias que são lembradas por seus contemporâneos e também pelos pesquisadores e historiadores. Um deles é Rodrigo Faour, que, em 2012, lançou a biografia Dolores Duran — A noite e as canções de uma mulher fascinante.

Faour achou pouco e quis ir além. Agora, em parceria com o Canal Brasil e o selo Coqueiro Verde, ele está lançando Duas noites para Dolores Duran CD e DVD duplos, que resultam do registro de shows-tributo à cantora e compositora carioca, realizados São Paulo (novembro de 2012) e no Rio de Janeiro (março de 2013).

Os dois espetáculos contaram com a participação de cantores e músicos de diferentes gerações e estilos. Ao todo, foram 15 artistas convidados que gravaram as canções escolhidas, num total de 34 números. O repertório não se restringiu às composições de Dolores, pois abriu espaço para músicas de outros autores que ela interpretou

Nenhum comentário: