segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

TRE-MS diploma hoje candidatos eleitos em MS



O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) diploma nesta segunda-feira (15) os candidatos eleitos nas eleições deste ano, durante solenidade marcada para às 19h30 ( horário de MS) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

 De acordo com o Código Eleitoral, a diplomação torna o candidato apto a tomar posse do cargo para o qual foi eleito. Serão diplomados 24 deputados estaduais, oito deputados federais, o governador e a vice-governadora e a senadora e seus dois suplentes.

Os candidatos que se tornaram suplentes de deputado federal e estadual poderão retirar o diploma no dia seguinte, na secretaria judiciária do TRE-MS, que fica na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 23, no Parque dos Poderes, no dia 16 de dezembro.

Reinaldo Azambuja (PSDB) foi eleito governador de Mato Grosso do Sul no segundo turno das eleições, no dia 26 de outubro, ao derrotar o senador Delcídio do Amaral (PT).

 Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% das urnas apuradas o tucano teve 741.516 votos, o que corresponde a 55,34% dos votos válidos, contra 598.461 votos, o equivalente a 44,66% de Delcídio.

A vitória do tucano significa o fim da alternância do governo entre PT e PMDB que ocorria há mais de 20 anos, incluindo o governo de Wilson Martins (PMDB).

De 1999 a 2006, governou Zeca do PT e, de 2007 a 2014, André uccinelli (PMDB). Reinaldo também é o primeiro tucano a assumir a gestão do Estado.

Reinaldo Azambuja foi eleito prefeito de Maracaju em 1996 pelo PSDB. Foi reeleito em 2000. No último mandato, assumiu a presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Em 2006, foi eleito deputado estadual e, em 2010, deputado federal. Em 2012, disputou a Prefeitura de Campo Grande, ficando em terceiro lugar no computo geral dos votos.

O tucano começou o segundo turno empatado tecnicamente, pela margem de erro, com Delcídio. Manteve o mesmo índice (51%) nas duas primeiras pesquisas e, no último levantamento do Ibope, divulgado dois dias antes do pleito, ele tinha 49% dos votos válidos.

Após o segundo turno, com o racha no PMDB, recebeu apoio do terceiro colocado na eleição para governador, Nelsinho Trad (PMDB), da senadora eleita Simone Tebet (PMDB) e de vários deputados estaduais e federais eleitos no dia 5 de outubro.

Dentre as principais propostas, o candidato do PSDB, defendeu novo acordo para questão da dívida do estado com a União; contratação de mais médicos para fortalecer o sistema de saúde; implantação de escolas de tempo integral; política de incentivos fiscais diferenciada para cada região; fim do ICMS garantido para micro e pequenas empresas e valorização do servidor público, instituindo a meritocracia, com metas e prêmios por produtividade, e cursos de qualificação.

Veja quem são os candidatos que serão diplomados:

DEPUTADOS ESTADUAIS

Marquinhos Trad (PMDB)

Paulo Corrêa (PR)

Grazielle Machado (PR)

Renato Câmara (PMDB)

Júnior Mochi (PMDB)

Zé Teixeira (DEM)

Eduardo Rocha (PMDB)

Ângelo Guerreiro (PSDB)

Professor Rinaldo (PSDB)

Felipe Orro (PDT)

Beto Pereira (PDT)

Flávio Kayatt (PSDB)

Onevan de Matos (PSDB)

Lídio Lopes (PEN)

Mara Caseiro (PT do B)

Márcio Fernandes (PT do B)

Maurício Picarelli (PMDB)

Antonieta Amorim (PMDB)

José Carlos Barbosa (PSB)

Cabo Almi (PT)

João Grandão (PT)

Pedro Kemp (PT)

George Takimoto (PDT)

DEPUTADOS FEDERAIS

Zeca do PT

Carlos Marun (PMDB)

Geraldo Resende (PMDB)

Tereza Cristina (PSB)

Vander Loubet (PT)

Luiz Henique Mandetta (DEM)

Márcio Monteiro (PSDB)

Dagoberto Nogueira (PDT)

SENADORA

Simone Tebet (PMDB)

Suplentes de senador

Celso Dal Lago (PMDB)

Moacir Kohl (PSB)

GOVERNADOR

Reinaldo Azambuja (PSDB)

VICE-GOVERNADORA

Rose Modesto (PSDB) 

Nenhum comentário: