quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Dez anos depois,Tailándia ainda guarda bens de vitimas de Tsuanami


Veja

Os corpos de quase 400 tailandeses vítimas do tsunami que se formou no Oceano Índico há uma década nunca foram identificados, e a polícia tem poucas esperanças de conseguir novas informações a partir dos objetos pessoais encontrados com elas. Mais de 200.000 pessoas em catorze países morreram no desastre. Na Tailândia, o tsunami deixou mais de 5.000 mortos e quase 3.000 desaparecidos, incluindo 2.000 turistas estrangeiros.

Relógios, colares, amuletos budistas e pulseiras das vítimas foram guardados em um contêiner que já passou por várias agências policiais, até chegar ao distrito de Takua Pa, no sul da Tailândia, que aceitou reabri-lo a pedido da agência Reuters. Inicialmente, acreditava-se que o contêiner tivesse apenas objetos de vítimas não identificadas, mas também foram encontrados cartões de crédito. Dez anos depois da tragédia, os itens que não foram reclamados por ninguém poderão ser leiloados, segundo as regras locais. 

Os corpos foram identificados com números e estão em um cemitério na vila de Bang Maruan, ao sul de Takua Pa. Nos últimos quatro anos, apenas 24 foram reclamados.

Em Ban Nam Khem, uma vila de pescadores no norte de Phang Nga, o tsunami matou 661 pessoas e deixou 765 desaparecidos. Hin Chan-ngern perdeu cinco membros de sua família na tragédia, sua mulher, irmão e três filhas. Nos três anos que se seguiram ao desastre, quatro corpos foram encontrados, mas o de sua filha mais velha continua desaparecido. “Fornecemos todo tipo de informação – registro dentários, amostras de DNA... mas ainda não conseguiram encontrá-la. Eu não sei mais o que posso fazer”, disse Hin à Reuters, enquanto olhava fotos dos familiares mortos. 

Nenhum comentário: