terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia da alimentação será comemorado na Capital

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso do Sul (Consea/MS) vai promover em Campo Grande, uma série de eventos em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, que é comemorado em todo o mundo no dia 16 de outubro. O objetivo é chamar a atenção para as questões relacionadas com a produção de alimentos.

De acordo com a organização, no dia 16 de outubro, das 8h às 16h, acontece no calçadão da Avenida Barão do Rio Branco, entres as ruas 14 de julho e 13 de maio, a Ação de Mobilização Social levando à comunidade informações sobre saúde, alimentação e nutrição, direito humano à alimentação, produção de alimentos e segurança alimentar e nutricional.

Durante a mobilização, a população será convocada a participar de abaixo assinado com moção de repúdio à suspensão da Lei Estadual nº 4.320/2013 e Lei Municipal n°4.992/2011 de Campo Grande, conhecidas como leis da cantina saudável, que visam proteger o direito humano à alimentação adequada de crianças e adolescentes nas escolas públicas proibindo a comercialização de guloseimas nas cantinas escolares do Estado.

Já no dia 17 de outubro, a Secretaria de Estado de Educação vai promover o primeiro Concurso Teatral sobre o tema Segurança Alimentar e Nutricional, com escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, no Museu de Arte Contemporânea (Marco) no Parque das Nações Indígenas, das 14h às 17h, onde também haverá uma palestra sobre o tema do Dia Mundial.

Mato Grosso do Sul aprovou em agosto de 2011 a Lei n. 4.072, que cria o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan/MS), aderindo desta forma, ao SISAN Nacional. O sistema objetiva reorganizar a produção, distribuição, comercialização e consumo de alimentos no Brasil de forma sustentável e com soberania, sob a ótica da segurança alimentar e nutricional. 

Nenhum comentário: