sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Com Música,Poemas e Livro,Espaço da Poesias celebra 36 de MS



A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta (18 de outubro), a partir das 19 horas, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania, mais uma edição do Espaço da Poesia com declamações, apresentações musicais, folclore e lançamentos de livros. A entrada é franca. Este mês o Espaço homenageia Mato Grosso do Sul, que completa 36 anos de criação.

O Coral da Fundação de Cultura abre o Espaço da Poesia com clássicos da música nacional e sul-mato-grossense. Criado na atual gestão do governo do Estado, o grupo tem como objetivo incentivar servidores e membros da comunidade à prática do canto coral e também representa um meio de socialização. Conta com 35 coralistas entre servidores da FCMS e comunidade em geral. Tem como regente o maestro Orion Cruz e na coordenação a servidora Isolina Saraiva Nantes.

A escritora Luzia Câmara Ozarias apresenta no Espaço da Poesia o resultado do projeto Arte de Dizer II, criado pela poetisa e escritora Nildes Tristão Prieto, falecida em setembro, com recursos do Fundo de Investimentos Culturais. O projeto realizou oficinas de Língua Portuguesa e Literatura com professores de escolas de ensino fundamental do bairro Nova Lima e adjacências, fazendo com que o interesse chegasse aos alunos, envolvendo-os com o sentimento transformador da poesia.

O projeto realizado por Nildes Tristão Prieto que buscou integrar professores e alunos pela poesia e incentivar a leitura e a produção levou oficinas para as seguintes escolas: E.E. Lino Villlachá, E.M. Nazira Anache, E.E. Joelina Almeida Xavier, E.E. Prof. Henrique Ciryllo Corrêa, Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação e E.M. João Nepomuceno.

Em seguida Luzia Câmara Ozarias lançará seu livro, “Imagens de Fluidos”, publicado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais. A publicação escrita como forma de reflexão contém 70 poemas voltados para nossas diferenças, necessidades, aspirações, dificuldades, recursos e capacidade de realização. “É como um filho que queremos seja bom para o mundo”, diz a autora.

O grupo de danças parafolclórico Camalote se apresenta na seqüencia. O projeto surgiu de maneira independente no ano de 2003, a partir do Centro de Imagem e Memória da Fundação Barbosa Rodrigues, em Campo Grande. Participam profissionais da educação que tem como propósito levar para as salas de aula conhecimentos que fazem parte da memória histórica e cultural do Estado. É coordenado pela professora Marlei Sigrist.

Logo em seguida o publicitário, cineasta, compositor, ilustrador, artista plástico, blogueiro e escritor nascido em Caarapó, Arlindo Fernandez, lançará seu livro “Ecos – Contos Ilustrados”.

Para encerrar a noite Geraldo Espíndola apresenta sua música que se confunde com a trajetória do Estado. Considerado o menestrel do Pantanal, sua carreira profissional começou aos 15 anos. Suas composições ganharam reconhecimento pelos festivais de música, onde ganhou prestígio e notoriedade.

A poesia de Geraldo retrata o olhar universal do homem pantaneiro, transformando a sua obra em um verdadeiro manifesto pró-natureza. Sua música, do modo “geraldiano” de compor, mudou o rumo da música feita nestes confins do Brasil e fundou uma linha na MPB que até hoje não foi analisada devidamente. Geraldo prefere criar e se esquiva de uma auto-análise.


Serviço: O Espaço da Poesia acontece nesta sexta (18 de outubro), a partir das 19 horas. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro.

Nenhum comentário: