sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Corpomancia de Dourados se apresenta em Coxim



Nos dias 18 e 19 de outubro a cidade de Coxim receberá o “Circuito Dança do Mato”, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). 

O projeto leva espetáculos, oficinas e palestras sobre o panorama da dança em nosso Estado. No primeiro dia de evento a apresentação será no Anfiteatro da UFMS, às 19h30. Sobem ao palco os artistas Casemiro Vicente, Nizael Almeida, Paulo Paim e Stélio Constantino Barbosa de Dourados, apresentando “mUlhEr/HIMENópter@”. Na sequência haverá a palestra “Gênero e performance”, ministrada pelo prof. Ms. Cleiton Münchow, do IFMS, com debate mediado pela profª. Ms. Dolores Puga, do campus da UFMS em Coxim.

Já às 20h de sábado, 19 de outubro, o Conectivo Corpomancia apresenta o espetáculo “Maria, Madalena”, no Ginásio de Esportes Ademir Mochi. O grupo também oferecerá a experiência das danças circulares, como forma de interação com o público de Coxim. “O Circuito Dança do Mato é uma forma de dar visibilidade às expressões contemporâneas da dança em nosso Estado. Já estamos na sexta realização do projeto e é muito satisfatório o resultado que alcançamos ao longo desses anos”, avalia Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.

Projeto

Criado em 2007, o objetivo do “Circuito Dança do Mato” é apresentar à população sul-mato-grossense um panorama da produção da dança em nosso Estado. Além de espetáculos, também promove o debate e a formação de novos artistas. Em seis anos de existência, o projeto já passou por 25 municípios – só em 2013 atingirá 15 cidades do interior. A realização é da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, mas conta com a cooperação e o intercâmbio com realizadores locais, como prefeituras, universidades e outras instituições.

Os principais grupos de dança de Mato Grosso do Sul já passaram pelo Circuito. A seleção é feita por meio de edital, lançado anualmente pela FCMS. Para a edição de 2013 foram selecionados a Cia do Mato, Conectivo Corpomancia e Cia Dançurbana, que levam espetáculos completos e algum tipo de atividade complementar – como oficinas, palestras e intervenções. Também foram escolhidos os grupos Expressão de Rua, Simbiose Street Dance, Zoe Escola de dança, Grupo de Dança Isadora Duncan, Cia Dançar, que se apresentam em conjunto, em noites de coreografias variadas. Na programação deste ano também estão os artistas Casemiro Vicente, Nizael Almeida, Paulo Paim e Stélio Constantino Barbosa de Dourados, com “mUlhEr/HIMENópter@”.

O “Circuito Dança no Mato”, além de estimular a produção e o mercado em dança no Estado, promove ainda a interação entre os artistas. Em cada município por onde passa os grupos de dança da cidade ou da região são convidados a abrirem as noites de apresentação.

Serviço:
 
“Circuito Dança do Mato” em Coxim
18 de outubroEspetáculo “mUlhEr/HIMENópter@”, com os artistas Casemiro Vicente, Nizael Almeida, Paulo Paim e Stélio Constantino Barbosa de Dourados
Horário: 19h30
Local: Anfiteatro da UFMS
Classificação: 16 anos
Entrada gratuita
19 de outubro
Espetáculo “Maria, Madalena”, do Conectivo Corpomancia
Horário: 20h
Local: Ginásio de Esportes Ademir Mochi
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita
Outras informações podem ser obtidas no Núcleo de Dança da Fundação de Cultura, por meio do telefone 67 3316-9169. Em Coxim, no telefone 67 3291-4778.

Nenhum comentário: