segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fundação de Cultura participa do 7º Festcine Pantanal

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), participa com apoio cultural do 7º Festicine Pantanal, que acontece em Campo Grande, no período de 15 a 30 de janeiro. A abertura do 7º Festicine aconteceu na última sexta-feira (15) e contou com a presença de inúmeras autoridades de nosso Estado, que prestigiaram o evento e a homenageada da noite, Suzana Amaral.
O presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, que esteve presente na solenidade de abertura do 7º Festicine, destacou a importância do evento para o aquecimento da cena cultural sul-mato-grossense com especial enfoque à sétima arte. “Nos últimos têm anos a Fundação de Cultura tem realizado importantes ações no sentido de divulgação do cinema, principalmente o cinema nacional, junto à camada da população que tem pouco ou nenhum acesso à linguagem cinematográfica”, enfatiza.

Desde 2007 o Governo do Estado, por meio de sua Fundação de Cultura, implantou no Estado cinco pontos de exibição audiovisual: O CineMarco, no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco); duas salas de exibição em parques municipais (Jacques da Luz e Airton Senna); e os projetos Cine Terenos e o “Cine Brasil – Curtas e longos no Centro”, além da parceria com o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS/MT (CRP-14), que realiza no Centro Cultural José Octávio Guizzo o “Projeto Cineclube CRP-14”.

Rotacine

O projeto visa democratizar o acesso às produções cinematográficas por meio de exibições públicas e gratuitas em cidades que não têm salas de cinema. O acervo do projeto é composto principalmente por obras que têm como temática a identidade cultural sul-mato-grossense, fomentando também o conhecimento e reconhecimento dos signos culturais locais.


Nos últimos três anos, aproximadamente 60 mil pessoas assistiram as exibições cinematográficas feitas em municípios 39 do Estado. O projeto a FCMS levou o cinema para Amambaí; Aquidauana; Bataiporã; Bela Vista; Bodoquena; Bonito; Brasilândia; Caarapó; Campo Grande; Cassilândia; Corguinho; Corumbá; Coxim; Dois Irmãos do Buriti; Dourados; Fátima do Sul; Figueirão; Itaporã; Itaquiraí; Japorã; Jardim; Ladário; Mundo Novo; Naviraí; Nioaque; Nova Alvorada do Sul; Nova Andradina; Paranaíba; Paranhos; Ponta Porã; Porto Murtinho; Rio Brilhante; Santa Rita do Pardo; São Gabriel do Oeste; Sete Quedas; Sidrolândia; Tacuru; Terenos e Três Lagoas.

Fuá

O Governo do Estado e a FCMS promovem e incentivam a criação de vídeos e produtos radiofônicos produzidos por universitários e ex-universitários através do Festival Universitário Áudio Visual (Fuá), que já em sua terceira edição toma projeção nacional, com participação de universitários de outros estados no Festival.

Nenhum comentário: