quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Corumbá define os últimos preparativos para o Carnaval 2010

Reunião realizada na terça-feira (26) definiu os últimos detalhes do Carnaval de Corumbá 2010, considerado um dos melhores de todo o Centro-Oeste brasileiro. O diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto, o superintendente de Turismo, José de Carvalho Júnior, a superintendente de Cultura, Heloísa Helena Urt, o subsecretário de Serviços Urbanos, Sérgio Baruki, e representantes da Agetrat, do setor tributário, da Vigilância Sanitária e do Meio-Ambiente discutiram sobre o perímetro do circuito da festa, as barracas e a distribuição do trânsito na área central durante a Folia de Momo.

“Participaram da reunião de trabalho todos os setores da administração envolvidos no Carnaval, festa que abre o calendário de eventos da cidade. Discutimos questões de distribuição, fiscalização e de possíveis receitas”, explicou Porto. Nos próximos dias, a Prefeitura de Corumbá inicia as inscrições dos vendedores e ambulantes interessados em trabalhar dentro do circuito. Na semana passada, 188 pessoas participaram de um curso de capacitação oferecido gratuitamente pelo Município. Em breve, a prefeitura também inicia a comercialização dos camarotes.

Oficialmente, o Carnaval 2010 começou no último dia 17, com o Pôr do Som com Samba, que realizado sempre aos domingos, a partir das 18 horas, na Ferradura do Porto Geral. Neste sábado (30), ocorre a escolha da Corte de Momo na Praça Generoso Ponce, às 20 horas. No domingo, a Travessa da Folia anima um dos pontos históricos da cidade. A banda Séculu’s se apresenta a partir das 10 horas na Travessa Mercúrio, na orla portuária.

Na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, será aberta a Exposição de Fotografias dos Carnavais dos Velhos Tempos. O lançamento será às 20 horas no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. No domingo seguinte (7), além da Travessa da Folia no período matutino, acontece, à noite, o ensaio técnico das escolas de samba na Avenida General Rondon.

Dando continuidade à Folia, o bloco Sandálias de Frei Mariano desfila na quarta-feira (10). A coroação da Corte de Momo é a principal atração da quinta-feira. O Rei, a Rainha e as Princesas serão coroados na entrada da Passarela do Samba, no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho. O bloco Chupeta desfila logo em seguida. Na mesma noite, no Corumbaense Futebol Clube, será realizada mais uma edição do tradicional Desfile de Fantasias. Fechando a programação, um show baile na Generoso Ponce com a banda Super MBW.

O Carnaval dos Velhos Tempos e o Baile Infantil começam na sexta-feira (12) e seguem até terça-feira (16), sempre às 17 horas, no Jardim da Independência. O bloco Cibalena e outros independentes desfilam na sexta-feira e, a partir das 21 horas, ocorre show com as bandas Filhos de Olodum e SP Show. Às 19 horas do sábado, começa o desfile dos blocos oficiais, seguido de baile popular. Às 20 horas do domingo, desfilam as escolas do grupo de acesso. Na segunda-feira, apresentam-se as agremiações do grupo especial. Em seguida, show com o grupo Revelação.

A terça-feira é reservada ao Carnaval Cultural, com o desfile do Corso, Bloco de Frevo, Bloco dos Marinheiros, Ala das Pastoras, Bloco dos Palhaços, Bloco dos Comparsas Bolivianos e dos cordões Cravo Vermelho, Paraíso dos Foliões, Flor de Corumbá e Cinelândia. O sambista Arlindo Cruz anima o público logo em seguida. A apuração dos campeões será na quarta-feira (17), a partir das 15 horas, e no sábado (20), o bloco Sandálias de Frei Mariano promove o enterro dos ossos.

Nenhum comentário: