sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Concurso de Fantasias 2010 está com as inscrições abertas

Retomando uma atividade que há dois anos não acontecia em Campo Grande, a Fundação Municipal de Cultura (Fundac) irá promover em 2010 o tradicional concurso de fantasias. O evento será no dia 6 de fevereiro (sábado), a partir das 20 horas, no Armazém Cultural.

Os interessados podem comparecer a Fundac até o dia 30 de janeiro, nos horários das 8:00 horas às 11 horas e das 14:00 horas às 17h30min para efetuarem a inscrição. É necessário preencher, na ocasião, um formulário com informações sobre a fantasia e a categoria em que irá concorrer.

Serão duas categorias: Luxo (feminina e masculina) e Originalidade Mista (feminina e masculina). Para concorrer na categoria Luxo, é necessário que a fantasia seja inédita e elaborada a partir de materiais nobres. Além disso, é preciso que sejam adereçadas com elementos brilhantes e de efeito visual deslumbrante.

Para a confecção podem ser usados cetim, seda, crepe, veludo, organza e brocados e, entre os elementos de efeito visual estão plumas, marabus, pérolas, paetês, pedrarias e cordões de seda. Podem ser utilizados espelhos, desde que
bem elaborados.

Já na categoria Originalidade, podem ser inscritas fantasias criadas artesanalmente, e devem ser inéditas, com emprego de materiais recicláveis, alternativos ou sucatas e baseadas no imaginário popular. Entre os tecidos utilizados para a confecção estão juta, mourim, chita ou TNT, materiais recicláveis como plástico, papel, garrafas pet, vidro e sucata, fitas de cetim, de tecido e metalizadas, além de tintas metálicas, fosforescentes, glitter e purpurina. É proibido o uso de plumas de qualquer espécie.

Para o diretor-presidente da Fundac Athayde Nery, "retomar o concurso de fantasias em Campo Grande é um resgate histórico e de extrema importância para nosso carnaval". "Nosso objetivo é incentivar que venham fantasias de outras cidades e até de outros estados, participar deste evento", frisa Athayde Nery.

O tempo máximo de apresentação de cada fantasia é de cinco minutos e para as duas categorias o tema é livre. Na avaliação, serão considerados a originalidade, a consonância com o título, criatividade na elaboração, desempenho cênico do concorrente, emprego dos materiais e acabamento.

Haverá premiação em dinheiro para os cinco melhores colocados em cada categoria. Os jurados locais só serão conhecidos
durante o evento e não terão acesso às fantasias antes da apresentação.

Serviço - A Fundac fica na Rua Brasil, 464, Vila Marman. O Armazém Cultural fica na avenida Calógeras s/n, na Esplanada da Ferrovia. Mais informações pelo (67) 3314-3227.

Nenhum comentário: