Antenado no debate de um dos assuntos com maior repercussão no Brasil na atualidade, a aprovação do Programa Nacional de Direitos Humanos, a sala do CineCultura apesenta nesta terça-feira, às 21h, a estreia do longa nacional "Perdão Mister Fiel", de Jorge Oliveira, dentro da programação do 7º Festival de Cinema de Campo Grande (FestCine Pantanal). O filme trata de um dos mais emblemáticos crimes da ditadura militar no país, o assassinato do operário comunista Manoel Fiel Filho. Os crimes da época da ditadura voltam à discussão nacional, com as medidas propostas pelo Programa de Direitos Humanos, como a abertura dos arquivos do regime militar (1964-1985).
O diretor do filme e a produtora, Ana Maria Rocha, já confirmaram presença para esta exibição, e participam de bate-papo após a sessão. Jorge Oliveira também é jornalista e já dirigiu a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e sindicato da classe. Fez de "Perdão Mister Fiel" um documentário apurado em cima de pesquisas e entrevistas e depois, com elenco, encenou as cenas de vida e morte de Fiel - fato este, ocorrido nas dependências do DOI-CODI, três meses depois do assassinato do jornalista Vladimir Herzog. O próprio Olivera também foi preso e torturado pela ditadura militar, e coloca neste documentário, impressões auto-biográficas.
Este é o quinto longa nacional a ser exibido pelo FestCine. Ele está na disputa do Troféu Glauce Rocha na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, categorias Júri Popular e Júri Oficial, que oferecem premiação de R$ 10 mil, cada. Ainda concorrem ao Troféu Glauce Rocha do 7º FestCine Pantanal, os longas "É proibido fumar", de Anna Muylaert; "Hotel Atlântico", de Suzana Amaral; "No Meu Lugar", de Eduardo Valente; "Os Inquilinos", de Sérgio Bianchi e "Ouro Negro", de Isa Albuquerque. O resultado da premiação será divulgado no sábado, dia 30.
Mostra Competitiva de Curtas
Totalizando 14 produções, divididas em três programas, a Mostra de Curtas-Metragens estreia sua última seleção também nesta terça, às 17h. Estão no Programa 3: "Bom dia, Meu Nome Sheila ou Como Trabalhar em Telemarketing e Ganhar um Vale-Coxinha", Âgelo Defanti (RJ); "No Noel", Sabrina Tozatti (SP); "Em Terra de Cego", João Boltshauser (RJ); "Vela Ao Crucificado", de Frederico Machado (MA) e "Blackout", Daniel Rezende (RJ).
A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens vai distribuir o Troféu Glauce Rocha para o vencedor na categoria Júri Oficial e Júri Popular. A premiação em dinheiro é de R$ 5 mil, cada, e também terá resultado divulgado no sábado
Serviço -
O 7º FestCine Pantanal prossegue até o dia 30 de janeiro. O CineCultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 5.420, no Pátio Avenida, em Campo Grande (MS). Telefone: 67-3027-5858.
Nenhum comentário:
Postar um comentário